Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Produtores rurais participam de curso sobre irrigação em Lucas do Rio Verde

04.05.2016
11:52
FONTE: Ascom/Francieli Cela

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Agricultores, estudantes e técnicos agrícolas participam hoje (04) e amanhã (05) do curso de avaliação de equipamentos para irrigação.

O palestrante é o agrônomo e doutorando em irrigação e drenagem Márcio Davi Silva Santos. Hoje (04) será realizada a parte teórica, no auditório da prefeitura, e amanhã (05) será feita uma aula prática em uma propriedade rural e na Fundação Rio Verde.

De acordo com Márcio, durante o curso serão apresentados vários sistemas de irrigação existentes. “Vamos conhecer os principais sistemas de irrigação, mas vamos dar um foco maior ao sistema que é utilizado na região que é pivô central. E na parte prática vamos até uma área onde tem um pivô central e fazer a avaliação de uniformidade desse sistema”.

O doutorando ainda ressaltou que fazer a avaliação e ficar atento à manutenção do equipamento é fundamental para a preservação do recurso hídrico. “A avaliação é importante para a economia de água, se tem um sistema de irrigação com baixa uniformidade vai dar uma baixa eficiência de aplicação, e com isso vai utilizar mais água para compensar essa perda, gerando desperdício”.

A agrônoma da Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento, Aline Freitas, pontuou que esta é a segunda vez que o município recebe um curso com essa temática. “No ano passado realizamos um curso sobre manejo na irrigação e este ano sobre os sistemas. O nosso objetivo é que os agricultores e técnicos tenham esse conhecimento para utilizar esse método da forma correta, preservando a água e fazendo a irrigação com eficiência”.

A formação é promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri) e Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO