Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Mato Grosso

Professores de futebol são presos por suspeita de abusar de dezenas de meninos em Cuiabá

18.05.2015
14:39
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Dois professores de futebol, acusados de abusar de dezenas de meninos com idades entre 12 a 17 anos, foram presos pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), no último sábado (16.05), em Cuiabá. Já são sete o número de homens presos por estupro e exploração sexual de menores, desde a última semana.  

Os suspeitos Júlio César Patini, 52,  e Gesiel Gomes, 34,  conhecido por "Dedy, comandavam escolinhas de futebol nos bairros Residencial Coxipó, Itapajé e Coophema, na Capital.  

O dois tiveram mandados de prisão temporária (30 dias) cumpridos pela Polícia Judiciária Civil, dentro da operação de repressão ao violência sexual contra crianças e adolescentes, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, 18 de Maio.  

A Polícia Civil estima que mais de 50 adolescentes podem ter sido molestados, em troca de presentes, dinheiro ou promessa de um futuro próspero no mundo futebolístico, pois as duas escolas mantinham contato com mais de 200 alunos.  

As investigações da Polícia Civil iniciaram em 2013, com denúncia de exploração sexual de crianças e adolescentes, que frequentavam os treinos de futebol. Segundo o delegado da Deddica, Eduardo Botelho, ambos são técnicos de futebol e cada um possui seu próprio estabelecimento, sendo que Júlio César Patini mantinha sua escolinha no bairro Residencial Coxipó e também treinava meninos do bairro Cooplema e Geziel Gomes, tinha uma escolinha no bairro Itapajé.  

"Os dois possuíam contato diário com diversas crianças e adolescentes em razão da atividade por ambos empreendida, restando evidenciado que eles se aproveitavam da relação de proximidade com certas vítimas para constrangê-las à prática de atos libidinosos diversos mediante o fornecimento de certos 'presentes' ou ainda sob falsas promessas de encaminhamento para grandes clubes de futebol localizados no Estado de São Paulo", explicou o delegado.  

Gesiel Gomes foi aluno de César Patini e se tornaram parceiros na exploração sexual e abusos dos menores. A primeira denúncia foi feita pela mãe de um adolescente contra Júlio César Patinhi. A vítima foi submetida à realização de estudo psicossocial pela equipe multidisciplinar da Deddica, que na ocasião confessou ter sido molestado pelo professor. No entanto, em 20 de março 2015, a vítima foi a óbito durante uma ocorrência de roubo praticada na casa de um policial.  

Outros três adolescentes, todos menores de 14, à época dos abusos,foram localizadas e confirmaram que foram vítimas de abusos sexuais perpetrados por Júlio Cesar Patini ou Gesiel Gomes, o “Dedy”, em troca de presentes, dinheiro, e se tornarem famosoa no mundo do futebol.  

Os menores contaram, que após os treinos Patini promovia churrasco em sua casa, no bairro Vista Alegre, onde também matinha uma loja de fachada de artigos esportivos. O suspeito oferecia camisetas de time as vítimas e troca de favores sexuais.  

O delegado informou que a prisão foi antecipada, em razão da suspeita que os dois agressores se preparavam para fugir de Cuiabá. "A prisão é de 30 dias e  nesse  intervalo serão empreendidas diligências visando a identificação da totalidade de vítimas de abuso sexual por parte dos suspeitos, número este que deve aumentar demasiadamente, visto que ambos possuem mais de 200 alunos nesta cidade", finalizou o delegado.  

Os professores responderão por crimes de estupro e exploração sexual. "Além de manter a relação sexual pura e gratuitamente, eles também mantinham a relação em troca de presentes, como chuteiras e camisas", disse o delegado Eduardo Botelho.  

Os presos estão recolhidos no Centro de Ressocialização de Cuiabá. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO