Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Professores protestam após educador ser agredido por pai de aluno em MT

14.08.2014
08:35
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Professores da Escola Municipal Mauro Wandelino Weis, de Primavera do Leste, cidade a 239 km de Cuiabá, suspenderam as aulas nesta quarta-feira (13) e realizaram uma passeata, como forma de protesto, contra os problemas relacionados à violência escolar. Isso porque no último sábado (9), um professor da unidade educacional foi agredido pelo pai de um aluno. O fato teria ocorrido após uma discussão entre o estudante, de 14 anos de idade, e o educador, de 47 anos.

Ao G1, a Polícia Civil informou que já abriu inquérito para investigar o caso. A diretora da escola, Elaine Scopel, disse em entrevista à reportagem, que mais de 150 pessoas, entre professores, funcionários, alunos e pais de estudantes participaram da manifestação realizada no Bairro Castelândia, onde está localizada a escola. Com cartazes e carros de som, os manifestantes percorreram as ruas da região.

“Foi um ato pacífico que durou cerca de duas horas. A intenção foi chamar a atenção da sociedade sobre o problema da violência nas escolas e também em solidariedade ao professor agredido”, destacou a diretora. Atualmente, segundo ela, 48 professores trabalham na Escola Municipal Mauro Wandelino Weis, que possui 1.028 alunos. 

Agressão
De acordo com a diretora, no sábado (9), foi realizada uma gincana no pátio da escola em comemoração ao Dia do Estudante. Na ocasião, o adolescente, que estuda no 8º ano do Ensino Fundamental, não estaria tendo um bom comportamento e o professor acabou chamando a atenção dele. “O professor disse que o estudante estava jogando objetos em outros alunos e pegando sacos de balas das mãos de outros professores. Ele chamou a atenção do adolescente muitas vezes, mas ele continuou. Aí o professor se irritou e pediu para ele deixar de ser moleque”, relatou a diretora.

Por conta disso, no mesmo dia, o pai do aluno teria ido até a residência do professor e entrado em vias de fato. “O professor contou que, assim que abriu a porta, já foi agredido, antes mesmo de entender o que estava acontecendo. Ele disse que desmaiou e acordou no asfalto onde viu a mulher dele tentando apartar e segurar o pai do aluno”. A diretora informou ainda que a vítima é professor de história e que trabalha na escola há nove anos.

O professor foi até a delegacia e registrou boletim de ocorrência. “Já tivemos casos de violência verbal, mas nada que se compare com esse fato. Todos os professores estão abalados”, frisou  Elaine Scopel.

Ainda de acordo com a diretora, o professor ficou ferido no rosto e teve o tímpano rompido. Ele está com atestado médico e não voltou à escola desde o caso. “Esse aluno compareceu à aula na segunda e na terça-feira, inclusive, ficou debochando do professor para os outros estudantes e professores”, comentou Elaine. Ela disse que encaminhou o caso para a secretaria de Educação do município para que sejam tomadas providências.

Segundo o delegado responsável pelo inquérito, Rodrigo Azem Buchdid, todos os envolvidos devem prestar depoimento e a vítima deverá passar por um exame para constatar se houve ou não agressão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO