Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Profissionais da Saúde participam de encontro com cardiologista Fernando Lucchese

24.11.2014
15:15
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Médicos, enfermeiras e demais servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram, no sábado (22), em Lucas do Rio Verde, de um encontro com o renomado cardiologista Fernando Lucchese. O médico, cirurgião cardiovascular e diretor da Santa Casa de Porto Alegre (RS), esteve em Mato Grosso para apresentar a palestra “Ser feliz e viver muito é uma opção pessoal”.

Abordando temas como solidariedade, saúde, prazer e felicidade, Lucchese apresentou números de pesquisas de grandes universidades comprovando a longevidade com qualidade. De acordo com os dados, existem hoje no mundo cerca de 500 mil pessoas com mais de cem anos. “Defendo a equação: estilo de vida é igual a saúde, igual a felicidade, que leva a longevidade. Para ter esse equilíbrio é preciso evitar as doenças. Nós, médicos, estamos muito mais preocupados em prevenir do que somente operar e consertar o que estragou”, disse.

Citando grandes pensadores e escritores, o médico explicou que as maiores doenças hoje são a sensação de abandono e de não ser amado. “Mais do que serem ouvidas, as pessoas querem ser acarinhadas. Muitas estão em busca de um porto, de uma segurança, de uma palavra. É difícil avaliar o quanto isso influi diretamente na prevenção ou tratamento, mas nós já temos boas avaliações de como a espiritualidade influencia na cura de doenças”, comentou Lucchese, justificando que a religiosidade não é indicada como remédio, mas funciona como um excelente apoio ao tratamento.

Para finalizar, o cardiologista lembrou Platão que, 400 anos antes de Cristo, já falava da união entre corpo, mente e espírito, que facilita o tratamento das chamadas “doenças da alma”.

“Estilo de vida não é qualidade de vida. Este último é ter conforto, uma boa casa, um carro, um bom trabalho. Mas estilo de vida é muito mais do que isso, é ter prazer na profissão, é ter uma vida organizada, família estruturada, viver financeiramente dentro do que se pode, é meio ambiente, é uma crença, seja ela qual for, é boa alimentação, exercício e etc. Estilo de vida é igual a saúde, pois quem tem tudo isso tem também saúde. E será que isso não é felicidade?”, concluiu deixando o questionamento aos participantes.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO