Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Profissionais da saúde participarão de capacitação do Programa Saúde da Família

20.08.2014
11:35
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Inicia na próxima semana uma formação com todos os profissionais envolvidos com o Programa Saúde da Família. São mais de 200 profissionais que trabalham nos PSFs e outros setores da saúde. A capacitação Introdutório ao Programa Saúde da Família tem o objetivo de fortalecer o trabalho em equipe e o atendimento humanizado. 

De acordo com a secretária de Saúde, Fernanda Dotto, este curso é realizado por tutores capacitados pelo Estado. “O curso passou por uma formatação e como temos uma tutora dentro do município, a enfermeira Terezinha Gimenez, agora vamos conseguir capacitar 100% das equipes das nossas 13 unidades do Programa Saúde da Família”, destacou.

A secretária ainda explicou que todas as equipes precisam passar por essa capacitação, para facilitar o processo, a secretaria dividiu os profissionais em seis grupos, cada grupo é composto por duas ou três equipes de PSF. Para realizar essa formação será necessário fechar a unidade de saúde participante durante uma semana. 

Neste período os atendimentos serão feitos através do PSF de referência, ou seja, os usuários do PSF que estará em capacitação será atendido em uma unidade mais próxima durante esta semana.

“Pedimos a colaboração da população durante essa formação. O município será um dos únicos do Mato Grosso que terá 100% das equipes do Saúde da Família com esse curso, ele é muito importante porque visa integrar a equipe para que todos falem a mesma língua, e principalmente visa o atendimento humanizado do Programa Saúde da Família. São pessoas que cuidam de pessoas, e elas precisam deste momento de preparação”, ressaltou a secretária.

A enfermeira e tutora da capacitação, Terezinha Gimenes, pontuou que o curso é uma exigência do Ministério da Saúde, tem duração de 40 horas, e funciona como uma terapia de grupo da equipe, onde será discutido o trabalho em equipe e os problemas que são enfrentados no dia a dia.

“Esse curso é importante para os profissionais que trabalham dentro do Programa Saúde da Família, vão fazer um planejamento voltado para os problemas do seu território, aquela área de abrangência do PSF. E a metodologia do curso não permite que seja feito um monte de gente de uma única vez, são dinâmicas longas, é um momento onde vamos ouvir muito os profissionais, por isso não dá pra misturar muita gente em uma turma só”, explanou Terezinha. 

A tutora relatou que durante a formação, os profissionais vão precisar de muita dedicação. “As equipes vão ter que parar, entrar em uma sala e refletir: ‘Onde é que eu estou pecando? Onde é que estamos errando? E onde é que estamos acertando para com a nossa comunidade?’, este momento é necessário, não tem outro jeito, é para o melhor da população e podem ter certeza que depois dessa capacitação, principalmente porque serão capacitadas 100% das equipes, todas vão entender e falar a mesma língua no que se trata em trabalhar e planejar junto com a comunidade”, finalizou.

As capacitações iniciam na semana que vem e terminam em novembro, as primeiras que vão participar são as do PSF I e PSF XI. As unidades de saúde estão repassando o cronograma e quais são as unidades de referência nas salas de espera.

PSF de referência

Quando o PSF do bairro estiver em capacitação, os atendimentos serão feitos no PSF de referência. Por exemplo, nesta primeira semana estará em capacitação o PSF I. A referência do PSF I é o PSF II e o PSF VII, quando o PSF VII for para a capacitação, as referências dele serão os PSFs I e II. Confira:

PSF I – PSF II – PSF VII
PSF III – PSF IV
PSF V – PSF VIII
PSF VI – PSF XII
PSF X – PSF XIII
PSF XI - Central

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO