Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Profissionais de saúde recebem capacitação sobre higienização das mãos

29.10.2014
08:11
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com a finalidade de reforçar as técnicas de higienização das mãos, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Regional de Sorriso, promove um ciclo de capacitações itinerantes nos diversos setores da unidade.

Nesse primeiro módulo, que vai até o fim de outubro, o foco é apresentar as melhores técnicas de limpeza das mãos através do uso de água corrente e sabão e/ou álcool em gel.

A coordenadora da CCIH e enfermeira, Aline Gwozdz, explica que ambas técnicas reduzem a transmissão de microorganismos. Elas devem ser utilizadas principalmente pelos profissionais de saúde que tem contato com pacientes do hospital.

“Nós estamos percorrendo os setores e questionamos aos colaboradores qual a melhor maneira para evitar as infecções hospitalares. Em seguida apresentamos a higienização das mãos por meio de água e sabão ou álcool em gel. É uma capacitação rápida, até mesmo para não comprometer o trabalho de todos”.

Na palestra, os profissionais da saúde também recebem a orientação de não utilizarem, durante a execução dos trabalhos, anéis, relógios e outras joias nas mãos e nos pulsos. “Muitas vezes os microorganismos estão escondidos nestes adornos, o que impede uma higienização completa”, comenta Aline.

Até agora, cerca de 250 colaboradores já passaram pela capacitação. O programa inclui três módulos. No segundo o foco principal é apresentar as medidas de precaução e isolamento de pacientes. Já no último módulo o tema é “O homem e os micróbios”.

Além de atualizar as técnicas de trabalho orientadas pelo Ministério da Saúde, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) quer abrir os canais de comunicação entre profissionais de cada setor.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO