Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Profissionais debatem o ambiente escolar em Lucas do Rio Verde

17.04.2014
12:15
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Educação, realizou na noite desta quarta-feira (16) o fórum “A sociedade que queremos”. Profissionais ligados à área e representantes do poder público e de instituições debateram sobre os principais problemas enfrentados hoje, não somente em sala de aula, mas em todo ambiente escolar.

O encontro, que contou com a participação do prefeito Otaviano Pivetta, dos vereadores Gilson Gregório e Pedro Góes, da equipe da Secretaria de Educação, conselhos, Polícia Militar, Guarda Municipal, professores, gestores e profissionais ligados à área, aconteceu no Ginásio Nari Pandolfi, na Escola Municipal Olavo Bilac.

O fórum teve como objetivos debater e socializar as mazelas do setor e propor soluções para a conquista da excelência não só no ensino, mas também na educação como um todo, o que inclui respeito, responsabilidades, direitos e deveres dos professores, pais, alunos e da comunidade em geral.

A reunião, que foi bastante participativa, apontou acontecimentos das últimas semanas no ambiente escolar. Professores e gestores colocaram em pauta as dificuldades enfrentadas atualmente, principalmente com relação ao abandono intelectual por parte dos pais e responsáveis, e a falta de respeito dos alunos com os profissionais e com os colegas.

A secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, levantou o questionamento. “O que está acontecendo com os nossos alunos? Precisamos estar atentos a esses acontecimentos e buscar soluções para melhorar o ambiente escolar como um todo.” 

Entre as sugestões apresentadas no fórum estão o incentivo ao voluntariado e a busca da consciência comunitária. “É possível mudar esse cenário. Onde tem o interesse da comunidade escolar, tudo vai bem. Precisamos desenvolver métodos para atrair a sociedade para mais próximo das escolas e participar mais”, enfatizou o prefeito Otaviano Pivetta.

Outra tarefa a ser executada por cada escola é fazer um diagnóstico do ambiente escolar, reunindo conselhos, pais, alunos e outros profissionais, e apresentar uma proposta de soluções.

Durante o encontro, o prefeito lembrou também sobre o pacto federativo, onde cada ente teria uma parcela de responsabilidade, no caso da educação, metade da demanda deveria ser suprida pelo Estado. Mas, em Lucas do Rio Verde, o município é responsável, atualmente, por 79% da demanda de alunos. “O Estado é a honra, somos todos nós reunidos, mas os compromissos não estão sendo cumpridos. E quando uma parte não cumpre, o serviço fica capenga. Por isso, eu acredito que o ensino público deveria ser um só para que cada município tivesse autonomia de fazer mais”, ressaltou Otaviano ao concordar com a sugestão de solicitar o acompanhamento do Ministério Público para acionar o Estado judicialmente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO