Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Programa de Gestão em Saúde de Nova Mutum é referência para municípios de MG e RO

03.09.2014
10:31
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Desde a implantação do Programa modelo em Mato Grosso de Gestão em Saúde que a Prefeitura de Nova Mutum tem recebido constantes visitas de representantes de vários municípios que busca saber quais os procedimentos adotados para implantação do moderno sistema e sua funcionalidade.

Por se tratar de um projeto modelo com ótimos resultados, a busca pelo conhecimento do programa rompeu as barreiras do estado e nesta segunda-feira, 01, o vice-prefeito Leandro Felix recebeu a visita do secretário de Sylvio Bueno secretário desaúde de Pimenta Bueno – Rondônia, Jocimara Olandoni Coordenadora da secretaria de saúde de Córrego do Bom Jesus – Minas Gerais e Jésica Spionosa Jovio coordenadora do departamento de tecnologia da informação da prefeitura de Cáceres – MT.

A equipe teve a oportunidade de conhecer o programa que tem a finalidade de informatizar todo sistema de atendimento nas unidades básicas de saúde, pronto atendimento e secretaria de saúde com um sistema de gestão e mobilidade. Eliminando o acumulo de papeis e principalmente as filas de espera de atendimento, realizado a partir de então digitalmente pelos clientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Nova Mutum.

O processo de instalação está em fase final e segue com o cabeamento de 30 km de fibra ótica no perímetro urbano do Município, o que garantirá celeridade no processamento das transação de informações.

Gestão em Saúde
Com esse sistema o paciente que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), terá toda sua ficha cadastral digitalizada. A medida irá melhorar drasticamente o atendimento, pois inicialmente garante ao médico ou enfermeiro acesso ao histórico de eventuais doenças e também procedimentos adotados anteriormente.

Além de promover mudanças em todo sistema de atendimento, o Gestão em Saúde garante avanços expressivos no setor administrativo por conta de sua interligação entre setores como Recursos Humanos, financeiro, atenção básica, média e de alta complexidade, farmácias e vigilâncias (saúde, saúde do trabalhador, epidemiológica, sanitária).

O modelo adotado em Nova Mutum tem se tornado referência à diversos municípios do estado. O secretário João Batista destaca que vários prefeitos e secretários de saúde matogrossenses buscam quase que semanalmente informações sobre o processo de implantação e funcionalidade, "é um projeto audacioso, todo processo de instalação está quase em 100% agora vamos iniciar os atendimentos por agendamentos e acabar com as filas nos postos de saúde, o cidadão já sairá de casa sabendo que será atendimento naquele horário agendado", explica.

João citou ainda que é importante o município de Lucas do Rio Verde buscar informações quanto ao funcionamento do programa, "ficamos felizes, até mesmo porque estamos em uma região que avançada em vários aspectos e na saúde não pode ser diferente, estamos aqui para auxiliar e prestar as informações necessárias a todos que buscam assim como nós a excelência na gestão administrativa e principalmente no cuidado com sua população", cita.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO