Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Programa “Formar para Socializar” encerra primeira edição com entrega de certificados

23.11.2016
16:34
FONTE: Claudia Lazarotto | Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Programa “Formar para Socializar” encerra primeira edição com entrega de certificados
Foi realizado na noite de ontem (23), o encerramento das atividades do programa “Formar para Socializar” com a entrega de certificados para os participantes. Segundo o promotor de justiça, Márcio Florestan Berestinas, 400 cursistas da primeira fase receberam o certificado ontem. Mais sete turmas devem iniciar as aulas no dia 20 de janeiro de 2017, fechando as 610 vagas disponibilizadas na primeira edição do projeto.

Florestan pontuou que os resultados obtidos nesta primeira edição foram excelentes. Segundo ele, foram ofertados cursos que contemplaram desde adolescentes, como o informática teen, a partir dos 12 anos de idade até a fase adulta como para operador de máquinas industriais, pintor, entre outros. “Foram mais de 15 cursos que possibilitaram qualificação de mão de obra e isso gera oportunidade e também melhora salarial para quem já está no mercado”, destacou.

O promotor ressaltou ainda que uma das intenções dos organizadores do programa é sensibilizar o Poder executivo para dar continuidade ao Formar para Socializar. “Com certeza é uma forma de reduzir os índices de violência infanto-juvenil e também os fatores de risco”, afirmou.

Já a diretora regional do Senai/MT, Lélia Brun, ressaltou que a parceria do Senai com o Ministério Público e a Administração Municipal possibilitou ao Sistema identificar as necessidades de oferta e necessidades para qualificação profissional. “Sem a unidade física em funcionamento foi possível ofertar uma formação de qualidade com todas essas vagas, com certeza a partir do momento que estivermos operando na unidade própria seremos mais fortes”, comentou. Lélia também disse que a parceria que se deu início em Sorriso com o MP nesse projeto piloto foi estendida para outros lugares, como Nova Mutum e Ipiranga do Norte.

Para o gerente do Senai de Sorriso e Sinop, André Henrique Santos, “com certeza com a inauguração da unidade própria do Senai poderemos construir um grande projeto, a partir desse projeto pioneiro que ofertou vagas para 610 pessoas. O resultado dessa primeira parceira foi muito positivo”, comemorou.

O programa, implantado neste ano no município por meio de parceria entre a Prefeitura, o Senai e o Ministério Público, viabilizou a formação profissional de 610 pessoas, principalmente adolescentes e adultos em busca da formação que garanta empregabilidade. O “Formar para Socializar” é destinado, principalmente, para adolescentes em conflito com a lei e em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema penitenciário e àqueles que ainda não sofreram condenação, mas já respondem pela prática de algum crime.

Entre os cursos ofertados estão o de Informática Teen, Eletricista Industrial, Aplicador de Revestimento, Eletricista Instalador Predial, Mecânico de Motocicleta, Mestre de Obras, Operador de Empilhadeira, Montador de Painéis Elétricos, Pedreiro, Pintor de Obras, Soldador, Aplicador de Gesso, Operador Industrial de Alimentos e Operador de Máquinas Pesadas/Escavadeiras Hidráulicas.

Segundo o secretário de Governo, Hélio Vieira, a iniciativa é muito positiva, pois promove uma relação de formação para a geração de mão-de-obra e consequente fortalecimento e crescimento da economia. “Ganham os alunos dos cursos, que passam a ter uma profissão e ganham os empresários, que passam a contar com empregados formados por uma instituição reconhecida em todo o Brasil, que é o Senai, como referência em qualificação profissional”, destacou.

São parceiros do Formar para Socializar a Administração Municipal, Ministério Público, Senai, Defensoria Pública, OAB, Conselho Tutelar e Poder Judiciário.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO