Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Programação especial marca o Novembro Azul em Lucas do Rio Verde

30.10.2014
08:29
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com o objetivo de estimular os homens a realizem exames e cuidarem mais da saúde, a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial para novembro, mês em que é comemorado mundialmente a prevenção do câncer de próstata.

Segundo informações do Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente nos homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

O Novembro Azul é um o movimento popular internacionalmente conhecido pelas ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O movimento promove palestras, mutirões de exames, distribuição de material informativo e orientações. Todas com o objetivo de alertar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, tratamento, reabilitação e apoio psicossocial, bem como ressaltar a relevância dos exames especializados, principalmente para os homens com mais de 45 anos.

A secretária de Saúde, Fernanda Dotto, destacou que realizar os exames preventivos é importante para o diagnóstico precoce, quando detectado no início, o câncer de próstata tem mais chances de cura e facilidade no tratamento. “Os homens ainda têm muita resistência em procurar exames preventivos, mas é necessário que se conscientizem que a prevenção é a melhor aliada da saúde e buscar os PSFs para realizarem os exames”, enfatizou.

Para facilitar o acesso aos exames, os PSFs preparam para esse mês ações especiais em horários diferenciados. Dentro das ações estão testes rápidos, vacinas, solicitação de exame de PSA (Dosagem de Antígeno Prostático) e orientações preventivas diversas. Confira a programação:

Dia 01/11 – Abertura do Novembro Azul, na Garagem Municipal (Antiga Secretaria de Obras), das 6h às 17h, com testes rápidos, vacinas, solicitação de exame de PSA (Dosagem de Antígeno Prostático), orientações preventivas diversas, corte de cabelo, barba e sorteio de brindes.
Dia 12/11 – PSF II – Rio Verde, 17h às 21h;
Dia 15/11 – PSF IV – Alvorada, 17h às 21h;
Dia 18/11 – PSF V – Pioneiro, 17h às 21h;
Dia 19/11 – PSF VII – Jardim Primaveras, 17h às 21h;
Dia 19/11 – PSF VI – Jardim das Palmeiras, 17h às 21h;
Dia 19/11 – PSF XIII – Parque das Américas e PACS, 17h às 21h;
Dia 22/11 – PSF XI – Téssele Júnior, 17h às 21h;
Dia 26/11 – PSF VIII – Bandeirantes, 17h às 20h30;
Dia 29/11 – PSF III – Menino Deus, 13h às 17h;
Dia 29/11 – PSF X – Cerrado, 13h às 17h.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO