Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Projeto da Sefaz resultará em economia de 30% ao ano com energia elétrica

24.08.2015
17:43
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso deve economizar cerca de 30% ao ano com energia elétrica na sede da pasta, em Cuiabá. A redução nos custos será alcançada por meio do projeto Eficiência Energética, realizado pela Energisa e executado pela Selta Sistemas Eletrônicos e Automação, que visa implantação gratuita de ações de conservação de energia elétrica, após a conclusão da execução do programa. 

A iniciativa prevê a substituição de equipamentos eletroeletrônicos, conjuntos de iluminação, automatização do horário de funcionamento de conjuntos de ar e instalação de sensores de presença com adequação das instalações elétricas da unidade consumidora, dando mais eficiência ao consumo de energia. Ao todo, 1.362 lâmpadas fluorescentes de 40W e 20W foram substituídas por outras de 32W e 16W, respectivamente, nos dois complexos da Sefaz. 

O projeto Eficiência Energética objetiva, ainda, a substituição de equipamentos de ar condicionado self contained, aparelhos de janela e split por equipamentos novos e mais econômicos. Se necessário, também poderão ser substituídas as estruturas e cabos usados atualmente. A primeira fase será a instalação de três conjuntos de aparelhos de ar condicionado, que já estão na Sefaz, no 3º andar do Complexo II, para substituição da Central de Ar Condicionado. 

Apenas com a troca dos equipamentos atuais por outros mais modernos e eficientes, haverá uma economia automática de 20% no consumo da energia. Os outros 10% vão depender da automação dos sistemas, por exemplo, com a programação de horário para desligamento dos aparelhos de ar condicionado e instalação de sensores de movimento nos banheiros. Parte da economia dependerá, ainda, do comportamento dos servidores, que devem estar atentos e desligarem as luzes e aparelhos de ar condicionado quando saírem da sala no horário de almoço e ao final do expediente. 

O secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, ressalta que a iniciativa é extremamente importante para a Sefaz, já que qualquer economia válida para os cofres públicos. “Imagine o seguinte: temos 100 mil servidores no Estado. Se cada um desperdiçar uma caneta por dia, são 100 mil canetas que perderemos diariamente. Em um ano, serão mais de 3,5 milhões de canetas. E isso também vale para a energia”, compara. 

De acordo com ele, no último ano o Estado desembolsou aproximadamente R$ 56 milhões para pagar contas de energia de todas as unidades públicas estaduais. “A Sefaz tem a obrigação de dar o exemplo para todas as outras secretarias quando se trata de economia. Por isso, vejo que temos que continuar a fazer esse trabalho de forma intensa e eficiente para alcançarmos a redução esperada na conta de energia elétrica”, reforça. 

Descarte e reciclagem 
Vale destacar que caberá à empresa executora o descarte e a reciclagem de todo material substituído pelo programa (lâmpadas, refrigeradores, ventiladores, reatores, cabos, ar condicionado, por exemplo), emitindo laudo ambiental por empresa de reciclagem licenciada pelo órgão ambiental competente e de acordo com as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO