Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Projeto de Lucas do Rio Verde vence etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

06.05.2016
15:33
FONTE: Ascom/Marcello Paulino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O projeto do Ecoponto e Sistema de Coleta Mecanizada, implantado em Lucas do Rio Verde, foi o grande vencedor da etapa estadual do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria “Inovação e Sustentabilidade”.

O resultado foi divulgado hoje (06) pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O prêmio tem como objetivo valorizar os gestores públicos e os projetos que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

Em Mato Grosso, 20 municípios inscreveram 35 projetos em sete categorias. Além do Ecoponto e Sistema de Coleta Mecanizada, Lucas do Rio Verde também concorreu na categoria Melhor Projeto, com o Condomínio Rosa.

A grande premiação está marcada para a próxima terça-feira (10), em Brasília, onde os projetos vencedores em cada estado, concorrem na etapa nacional. Esta é a quarta vez que Lucas do Rio Verde vence em Mato Grosso. A última foi em 2014, na categoria “Compras Governamentais”.

Para o vice-prefeito Miguel Vaz, o reconhecimento do Sebrae é um estímulo para os gestores públicos, que buscam na criatividade, soluções inovadoras para os desafios da administração pública.

O Ecoponto fica localizado no Bairro Téssele Junior. O local funciona como centro triagem, pesagem e destinação correta dos resíduos domiciliares, além de abrigar a cooperativa de coletores de recicláveis.

O Sistema de Coleta Mecanizada consiste na substituição das antigas lixeiras individuais por contentores de uso coletivo, instalados em todas as ruas e avenidas do município, a cada 80 metros de distância.

Além do incentivo a separação dos resíduos, o projeto facilita o trabalho dos coletores que agora não precisam correr de casa em casa, recolhendo os materiais, basta acoplar o contentor ao caminhão e depois recolocá-lo no mesmo lugar.

Foram investidos pouco mais de R$ 5 milhões na compra dos equipamentos. Em todo o Brasil, apenas três municípios possuem 100% de coleta mecanizada. Além de Lucas do Rio Verde, Itu e Salto, ambas no interior de São Paulo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO