Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Projeto Formar para Socializar deve continuar em 2017

30.06.2016
17:29
FONTE: Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Para assegurar a continuidade do Programa “Formar para Socializar” no próximo ano, o promotor de justiça Márcio Florestan Berestinas e o gerente do Senai de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, André Henrique Santos, reuniram-se na manhã de terça-feira (28) com o prefeito Dilceu Rossato e representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

O programa, implantado neste ano no município por meio de parceria entre a Prefeitura, o Senai e o Ministério Público, está viabilizando a formação profissional de mais de 700 pessoas, principalmente adolescentes e adultos em busca da formação que garanta empregabilidade. O “Formar para Socializar” é destinado, principalmente, para adolescentes em conflito com a lei e em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema penitenciário e àqueles que ainda não sofreram condenação, mas já respondem pela prática de algum crime.

Entre os cursos ofertados, estão o de Informática Teen, Eletricista Industrial, Aplicador de Revestimento, Eletricista Instalador Predial, Mecânico de Motocicleta, Mestre de Obras, Operador de Empilhadeira, Montador de Painéis Elétricos, Pedreiro, Pintor de Obras, Soldador, Aplicador de Gesso, Operador Industrial de Alimentos e Operador de Máquinas Pesadas/Escavadeiras Hidráulicas.

Segundo André, em novembro se encerram todas as turmas, mas muitas pessoas já passaram pela formação, principalmente o público adolescente. “A partir do dia 10 de julho, teremos a formatura dos primeiros cursos”, destaca André.

O promotor Márcio Berestinas destaca que o encontro serviu para selar o acordo para garantir que seja acrescentada à Lei Orçamentária Anual de 2017 o valor de R$ 300 mil, que devem ser destinados ao ensino profissionalizante para a formação de mão-de-obra para a indústria, lembrando que também estão inclusas aí as áreas industriais que têm intensa relação ao agronegócio.

O prefeito Dilceu Rossato aponta que a iniciativa é muito positiva, pois promove uma relação de formação para a geração de mão-de-obra e consequente fortalecimento e crescimento da economia. “Ganham os alunos dos cursos, que passam a ter uma profissão e ganham os empresários, que passam a contar com empregados formados por uma instituição reconhecida em todo o Brasil, que é o Senai, como referência em qualificação profissional”, destaca o executivo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO