Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Projeto levará informações sobre desperdício de energia elétrica às escolas de Mato Grosso

28.07.2015
12:03
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Aprender de forma divertida e interessante, quase como uma brincadeira, a mudar os hábitos de consumo para evitar o desperdício de energia elétrica e possibilitar a redução na conta de luz. Este é um dos objetivos do projeto “Nossa Energia”, que a empresa Energisa Mato Grosso lança no dia 07 de agosto, em Cuiabá.

Serão três caminhões interativos, equipados e adaptados para atividades de eficiência energética, que vão rodar escolas públicas e particulares de ensino fundamental por todo o Estado. Nele, as crianças e adolescentes vão adquirir conhecimento e poderão levar para casa novos comportamentos no consumo de energia.

As unidades móveis podem se transformar ainda em palco para apresentações artísticas ou em laboratório completo, com diversas atividades e experiências sobre consumo consciente de energia.

De Cuiabá, o veículo passará por seis regiões de Mato Grosso, onde deve atingir escolas de aproximadamente 35 municípios ainda neste ano e se estendendo por 2016.

Conforme reforça a coordenadora de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso, Marjorie Teruel de Assunção, o caminhão tem foco na oferta de conhecimento, com eficiência para toda a vida.

“Os alunos participarão das experiências relativas à prevenção de acidentes e de como usar a energia elétrica com conforto e sem desperdício”, diz Marjorie.

Assim, os estudantes podem refletir sobre a questão das mudanças de hábitos durante o uso da energia. “Além disso, eles serão estimulados a produzirem em suas escolas e com suas famílias ações comunitárias para o combate ao desperdício de energia elétrica”, complementa.

Dentro dos caminhões haverá uma maquete de casa com as instalações elétricas, para mostrar como é a distribuição de energia; um comparador de lâmpadas incandescente, fluorescente compacta e led, com orientações sobre os gastos com energia em cada uma delas; e equipamento para demonstrações de geração de energia eólica, fotovoltaica, hidráulica; entre outros equipamentos.

“As aulas na unidade móvel serão dinâmicas, com a apresentação de filmes didáticos, projeção em 4D – para realidade aumentada –, projeção interativa onde os alunos conseguem ver as dicas de uso eficiente da energia elétrica, e a realização de experiência com equipamentos didáticos que demonstram o uso seguro e eficiente de energia elétrica no lar”, explica Marjorie.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO