Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Projeto que prevê a conscientização para uso de agrotóxico é aprovado

24.10.2014
12:14
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei Nº 8/2014, que dispões sobre a inserção no calendário oficial do Estado de Mato Grosso, da Semana Estadual de Conscientização para o Uso de Agrotóxicos. O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), é autor da proposta. Savi alerta que o uso desenfreado de agrotóxicos no mundo cresceu 93%. Já no território brasileiro, o crescimento foi de 190%.

De acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), um terço dos alimentos consumidos no Brasil está contaminado por agrotóxicos.O parlamentar alega que a Semana Estadual de Conscientização, como sugerida, será um instrumento de esclarecimento, de prevenção e de propagação de conhecimentos mediantes ações como: seminários, palestras e oficinas.

“Cremos ser o conhecimento a principal “arma” para amenizar os problemas causados por estes produtos altamente nocivos à saúde do ser humano”, defendeu o deputado, ao destacar que outro grande problema é a adulteração desse tipo de produto e que traz registros, inclusive recentes, em Mato Grosso. 

No dia 20 de março deste ano, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão em uma revendedora de insumos agrícolas, com sede em Sorriso, como apurou um site de notícias da Capital, de onde foram levados cerca de 500 litros de agrotóxicos com suspeita de adulteração, avaliados em R$ 1 milhão. 

O caso é acompanhado pela Delegacia de Tabaporã, que também investiga outras empresas suspeitas na região Norte do Estado, como é o caso do município de Porto dos Gaúchos que também foi alvo de busca e apreensão no mesmo dia. No local, policias apreenderam 235 litros do produto “Priori Xtra”, sobra de um lote que havia sido periciado e constatado a adulteração. 

Ainda sobre o projeto, a ‘Semana Estadual de Conscientização para o Uso de Agrotóxicos, ficará a cargo dos órgãos públicos, instituições fiscalizadoras, cooperativas e outros. Pela matéria, além de a iniciativa promover parcerias e intercâmbios sobre o uso, armazenamento e descarte dos produtos químicos em questão, poderá adotar parcerias com ONG’s da área ambiental e agrícola. 

SOBRE A SEMANA ESTADUAL – Conforme o projeto de lei, a ‘Semana Estadual’ ocorrerá anualmente e preferencialmente na semana em que antecede o dia 16 de outubro. Isso porque, no dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Comemoração, que teve início em 1981 e hoje é celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO