Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Projeto trabalha recuperação social de menores infratores

06.05.2016
09:38
FONTE: Dayanni Ida/Sesp-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Corpo de Bombeiros de Mato Grosso
Uma proposta ousada do 10° Comando Regional da Polícia Militar de Vila Rica (CR 10) tem chamado a atenção da população local. A parceria com o Conselho Tutelar colocou em prática neste mês o projeto “Dia com o comandante”, com ações que buscam a reinserção social de crianças e adolescentes que cometeram atos infracionais.

Seis jovens, com idades entre 10 e 17 anos, foram selecionados para a primeira fase do projeto. Em visitas ao batalhão, eles participam de diversas atividades e acompanham a rotina do comandante e das tropas: atividades administrativas e treinamentos. Eles também participam das rondas escolares na cidade.

“Acompanhando o nosso dia a dia e vendo como trabalha a Polícia Militar, buscamos reestabelecer o convívio social desses menores”, explica o comandante do 10° CR, tenente-coronel PM, Joel Outo.

Segundo ele, o acompanhamento vai além das atividades no batalhão: a rotina escolar e a relação com a família também servirão como base para avaliação do processo. “Queremos estar junto às famílias, para que o trabalho seja mais completo e efetivo”, disse.

A ação já tem apresentado os primeiros resultados positivos, afirma outo. O primeiro a ser atendido pelo projeto, um menor de 11 anos com histórico de casos de violência e destruição ao patrimônio público, apresentou melhora na conduta a partir da segunda visita.

“Ele é uma criança muito fechada. No primeiro dia quase não falava e estava muito acuado. Hoje ele já diz que tem o interesse de se tornar um policial e participa efetivamente das atividades que propomos”, destaca o comandante.

Ainda segundo o tenente-coronel, o objetivo do projeto é a prevenção e o estímulo às boas práticas. “Conter as más condutas e incentivar o bem, é o desejo que queremos despertar, seguindo o caminho da integridade”.

O comandante diz ter a intenção de estender o projeto às outras 14 unidades ligadas ao 10°CR, que abrange outros 12 municípios na região do Araguaia. “Iniciamos em Vila Rica, mas queremos ampliar o atendimento de recuperação aos menores envolvidos com a criminalidade”, completou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO