Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Promotorias de Justiça passam a contar com espaço mais amplo para receber a população

26.08.2015
01:01
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A população do município de Tapurah, distante 400 Km de Cuiabá, iniciou esta semana tendo à disposição uma nova sede do Ministério Público Estadual. Com um espaço mais confortável, a palavra de ordem é atender bem aos cidadãos. Na solenidade de inauguração, o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, e o corregedor-geral do Ministério Público, procurador de Justiça Hélio Fredolino Faust, reforçaram a necessidade de os promotores de Justiça estarem cada vez mais próximos da sociedade.

“Construído com dinheiro público, esse prédio deve ser a casa da população. Um local para os pais discutirem o futuro da educação de seus filhos, para os professores debaterem propostas para melhorar a educação, para os médicos discutirem os rumos da saúde pública. Enfim, é um espaço para recebermos a população e caminharmos de mãos dadas em defesa do interesse público”, ressaltou o procurador-geral de Justiça.

“Como corregedor-geral do Ministério Público, espero que o promotor de Justiça seja atuante, que receba bem todos os cidadãos e se esforce, cada vez mais, na defesa da sociedade”, destacou o procurador de Justiça Hélio Fredolino Faust.

Para o coordenador das Promotorias de Justiça de Tapurah, Frederico Cesar Batista Ribeiro, a aproximação da população é essencial para que o Ministério Público possa desempenhar as suas atribuições com eficiência. “Boa parte das demandas que chega às Promotorias de Justiça é apresentada pela população. Aqui em Tapurah, temos atuado em diversas áreas, como a ambiental, patrimônio público, criminal e infância e juventude. A ausência da Defensoria Pública no município também tem exigido uma maior atuação do Ministério Público”, afirmou.

Segundo ele, nos últimos 12 meses, foram oferecidas no município aproximadamente 151 denúncias criminais e propostas 30 ações civis públicas. Entre as conquistas mais recentes, o promotor de Justiça destacou a preparação da eleição unificada para a escolha dos conselheiros tutelares. “Nós realizamos várias reuniões com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança para que o processo de escolha dos conselheiros tutelares ocorra de forma adequada”, afirmou.

Em Tapurah, 16 candidatos vão disputar as cincos vagas existentes. A eleição será realizada no dia 04 de outubro, na Escola Vinícius de Moraes, das 8h às 17h.

Despedida
Durante a solenidade de inauguração, o promotor de Justiça Frederico César Batista Ribeiro aproveitou a oportunidade para se despedir da população de Tapurah. Ele foi promovido e assumirá a Promotoria Criminal de Pontes e Lacerda. A partir de agora, os trabalhos no município serão conduzidos pela promotora de Justiça Renata Caroliny Ribeiro e Silva

Lucas do Rio Verde
Localizada em um ponto estratégico, as Promotorias de Justiça de Lucas do Rio Verde ganharam mais um espaço para se reunir com a população. Com capacidade para 50 pessoas, o auditório será o ponto de encontro para discussões que afetam diretamente a vida da população.

“Aqui em Lucas do Rio Verde, as pessoas se empenham para dar o seu melhor e estão sempre em busca de benefícios para cidade. Com certeza, esse espaço aqui na Promotoria será bem aproveitado e propiciará ao Ministério Público ouvir com mais cuidado a população”, destacou a coordenadora das Promotorias de Justiça do município, Fernanda Pawelec Vieira.

Tanto em Lucas do Rio Verde como em Tapurah, as inaugurações realizadas nesta segunda e terça-feira contaram com a participação de juízes, defensores públicos, advogados, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários, policiais e população em geral.

Os eventos foram prestigiados, ainda, pelo secretário geral de Administração do MPE, promotor de Justiça Mauro Curvo; pelo coordenador do Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco), promotor de Justiça Antônio Sérgio Cordeiro Piedade; e pelo coordenador do Núcleo de Apoio para Recursos aos Tribunais Superiores, promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO