Mato Grosso, 29 de Abril de 2024
Mato Grosso

Quase 30% dos contribuintes de MT ainda não fizeram a declaração do IR

28.04.2016
09:08
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A dois dias do fim do prazo dado pela Receita Federal, 28% dos contribuintes de Mato grosso ainda não fizeram a declaração do imposto de renda deste ano. Até as 17h desta quarta-feira (27), 324 mil declarações haviam sido entregues. O prazo termina na sexta-feira (29) e são esperadas, em todo o estado, 450 mil declarações.

Ao todo, no Brasil, dez milhões de pessoas ainda estão em falta com a Receita Federal. Quem não fizer a declaração no prazo previsto, pode pagar multa mínima no valor de R$ 165,74. O valor máximo da multa é de 20% sobre o imposto devido, mais juros de 1% ao mês.

O Instituto DSOP Educação Financeira alerta os contribuintes para o risco de se deixar a declaração para o último dia, como congestionamentos na rede, falha na internet ou dúvidas sobre o procedimento.

Na falta de documentos necessários, os contadores orientam os contribuintes a entregarem o material incompleto e, posteriormente, retificarem a declaração. Se feita de forma rápida, o contribuinte não cairá na malha  fina e os erros do documento serão corrigidos.

Retificação

O prazo para retificar a declaração do imposto de renda é de cinco anos. A declaração retificadora deve ser entregue no mesmo modelo utilizado para a declaração original, seja ele completo ou simplificado.

O procedimento de retificação é o mesmo que para uma declaração comum, com a diferença de que no campo '‘identificação do contribuinte’' deve ser informado que se trata de uma retificação. É necessário também que se preserve o número do recibo de entrega da declaração anterior.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO