Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Radares eletrônicos em Cuiabá passam a funcionar a partir desta segunda-feira

22.11.2015
08:41
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Radares, avanços semafóricos e lombadas eletrônicas foram instalados

Os 30 novos equipamentos de fiscalização eletrônica começam a operar a partir desta segunda-feira, 23, em Cuiabá. Inicialmente, durante uma semana, a Prefeitura de Cuiabá irá fazer uma campanha para alertar os motoristas a respeito do funcionamento dos 14 radares fixos, 3 lombadas eletrônicas e 13 avanços semafóricos. Durante uma semana, os equipamentos não estarão registrando as infrações, mas a partir de 1º de dezembro, o motorista que for flagrado em situação irregular será multado.

Para orientar e conscientizar os motoristas, a Prefeitura de Cuiabá irá fazer uma campanha educativa entre os dias 23 e 30 deste mês. Todos os equipamentos de fiscalização eletrônica foram aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que expediu os laudos técnicos correspondentes.

Nos 15 pontos onde estão instalados os equipamentos, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estarão distribuindo folhetos informativos, detalhando onde estão instalados os 30 novos equipamentos, bem como os limites de velocidade permitidos nas vias. O folheto inclui também os locais onde estão os 26 equipamentos instalados na primeira fase, que começaram a funcionar em agosto do ano passado.

Os novos equipamentos foram instalados em nove vias da cidade: Avenida Miguel Sutil (2 radares fixos), Avenida das Torres (4 radares fixos), Avenida Fernando Corrêa da Costa (4 radares fixos e duas lombadas eletrônicas), Avenida Historiador Rubens de Mendonça (2 radares fixos e 4 avanços semafóricos), Avenida Archimedes Pereira Lima (2 radares fixos), Avenida Tenente Coronel Duarte (7 avanços semafóricos), Avenida Coronel Escolástico (1 avanço semafórico), Rua Conselheiro Dr. Ênio Vieira (1 avanço semafórico) e Avenida Vicente Emílio Vuolo (uma lombada eletrônica).

Os motoristas devem ficar atentos em relação ao funcionamento do avanço semafórico, que é um equipamento híbrido: detecta infrações relativas a avanço do sinal vermelho, excesso de velocidade e ainda a parada do veículo em cima da faixa de pedestre. A Semob informa que entre 22h e 5h59 do dia seguinte, por questões de segurança, caso o sinal esteja vermelho (em geral fica no amarelo intermitente) o motorista não precisa parar no semáforo. O condutor deve ter, no entanto, cautela ao passar pelo cruzamento. Só que mesmo com o sinal desligado, o radar continua detectando excesso de velocidade e o limite de velocidade estabelecido para aquela via deve ser respeitado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO