Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Radares móveis passam a funcionar e a aplicar multas em Cuiabá

02.03.2015
14:23
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Dois radares móveis passaram a funcionar em algumas vias principais de Cuiabá para controlar o excesso de velocidade. Nesta segunda-feira (2), os aparelhos já começaram a funcionar. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, os radares ficarão em 'vias arteriais’', nas avenidas República do Líbano, Fernando Corrêa, Torres, CPA e Miguel Sutil. O radar alcança o veículo ou moto numa distância de 70 metros. O carro ou motocicleta que passar onde o radar estiver operando será fotografado.

A multa é aplicada para quem ultrapassar o limite de 60 km/h, com uma tolerância de 10%, ou até 66 km/h. Segundo o diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana do município, Átila Vanderlei da Silva, os pontos descontados da carteira de motorista variam de cinco a sete pontos. "É necessário entender que essa pontuação varia de acordo com a velocidade permitida na via", explicou.

Ainda segundo o diretor, nesses últimos 50 dias foram registrados 1.789 acidentes em Cuiabá. Destes, 814 foram com vítimas e 116, atropelamentos. "Todo aspecto de monitoramento é preventivo. Estamos procurando reeducar a população, reeducar o condutor e a entender que o trânsito é feito de um ambiente de socialização. Então, existem várias autores que participam do trânsito", disse.

Dependendo do local em que estiver, o radar móvel consegue autuar os veículos em uma faixa de subida e na descida. Pode ser programado para alcançar as quatro faixas dependendo da via. Também pode ser cronometrado em uma distância de 500 metros dependendo do tráfego da via.

O motorista pode recorrer da multa desde que não tenha sido penalizado ou cometido uma infração média ou gave e também pode transformar essa penalidade em uma advertência, desde que seja uma multa que ele não tenha cometido uma infração grave no ambiente em que ele foi autuado.

Os aparelhos foram testados pelo período de 30 dias, entre novembro e dezembro do ano passado. Depois, eles foram encaminhados ao Instituto Nacional Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), onde foi feita a avaliação para entrar em vigor.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO