Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Recomendações especiais são passadas à população no combate ao aedes aegypti

02.12.2016
15:13
FONTE: Claudia Lazarotto | Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Recomendações especiais são passadas à população no combate ao aedes aegypti
A Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde realizou nesta manhã (02) pit stop em vários pontos da cidade para marcar o “Dia D de Combate a Dengue, Chikungunya e Zika” no município. De acordo com a organização do evento, os locais escolhidos observaram a grande movimentação de pessoas para que fosse possível o contato direto, lembrando a todos da responsabilidade que cada um tem em relação à saúde pública e coletiva, pois a prevenção é a melhor forma de combater o mosquito aedes aegypti, transmissor das enfermidades. 

Entre as recomendações especiais, estão alguns cuidados repassados para empresários, profissionais liberais e moradores. Aos empresários/comerciantes o Departamento de Vigilância em Saúde solicita atenção especial e que eliminem qualquer possibilidade de criadouro do agente transmissor em seus estabelecimentos comerciais, que façam a vistoria periódica em seus imóveis, cuidando da saúde dos clientes e colaboradores.

Já para engenheiros, construtores e metalúrgicos a solicitação especial refere-se ao cuidado com as calhas, pois se as mesmas não forem instaladas da forma adequada podem acabar acumulando água e, futuramente se transformando em um criadouro.

Além disso, continua o alerta geral ao cidadão para que ao menos uma vez por semana realize a inspeção  no seu domicílio eliminando os possíveis depósitos que possam conter água, evitando assim o desenvolvimento do mosquito aedes aegypti.

A recomendação do Departamento de Vigilância em Saúde para quem apresentar sintomas de qualquer uma das enfermidades transmitidas pelo aedes aegypti é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para que seja medicado e acompanhado e o caso seja notificado para que o departamento possa trabalhar na eliminação de larvas e dos mosquitos adultos.

No momento da postura, o ovo do mosquito é branco, mas rapidamente adquire a cor negra brilhante, razão pela qual é difícil enxergá-lo. Ele é depositado nas paredes do criadouro, que deve ser escovada para a remoção. Em contato com a água, se ficar no prato, o ovo pode eclodir em dez minutos. O inseto transmissor da dengue está presente hoje em mais de cem países, e atualmente é o mosquito com maior preocupação na área de saúde pública em todo o mundo.

A principal recomendação no combate ao agente transmissor é manter o quintal limpo e remover depósitos com possibilidade de criadouros.

Conheça os tipos de depósito e remova qualquer possibilidade de criadouros:

GRUPO B - DEPÓSITOS MÓVEIS

GRUPO B: vasos/frascos com água, prato, garrafas, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais,  materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, dentre outros), objetos religiosos/rituais.

GRUPO C: Tanques em obras, borracharias, hortas, calhas,  lages e toldos em desníveis,  ralos, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, fontes ornamentais, floreiras/vasos em cemitérios, cacos de vidro em muro, outras obras arquitetônicas (caixas de inspeção/passagens).

GRUPO D -  PASSÍVEIS DE REMOÇÃO/PROTEÇÃO

GRUPO D – D1: Pneus e outros materiais rodantes (câmara de ar, manchões).

GRUPO D – D2: Lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios e ferro velhos (PE), entulhos de construção.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO