Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Redução das taxas de homicídio e de roubo é objetivo da Segurança Pública

08.02.2017
15:36
FONTE: Assessoria | PJC-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Governo anuncia plano de ações para o sistema penitenciário

    O plano de ação emergencial para melhorar a segurança e a efetividade do sistema prisional de Mato Grosso foi apresentado na manhã desta segunda-feira (16.01).

Ampliar a quantidade de inquéritos de assassinatos relatados em 75% dos casos até 2019, monitorar a sensação de segurança da população, elevar a confiança dos mato-grossenses nas forças de segurança, reduzir o prazo médio da emissão da carteira de identificação no interior de 60 dias para 15 dias e de 15 dias para oito dias na Capital são algumas das metas contidas no Plano Estratégico de Segurança Pública.

O documento foi apresentado na reunião com os representantes da Polícia Militar (PM-MT), Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na manhã desta quarta-feira (08.02), na sala de crise da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

O plano que engloba o período de 2016 a 2019 tem a pretensão de reduzir os homicídios dolosos em Mato Grosso de 34,79 a cada 100 mil habitantes para 25,51 até dezembro de 2019. Outro item é diminuir a taxa de roubos de 553,11 a cada 100 mil habitantes para 403,22 a cada 100 mil dentro de pouco mais de dois anos e meio.

Dividido em 10 objetivos estratégicos, parte deles começaram a ser executados pela Sesp, como o objetivo de pactuar políticas que envolvam segurança pública com municípios e setores organizados da sociedade. Por meio de Termos de Cooperação, a pasta firmou parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (Sindmat) e com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) para combate aos crimes ligados a roubo de cargas e crimes no campo, respectivamente.

“Todas as propostas são exequíveis. Mas, para isso, precisamos trabalhar integrados, ainda está aquém dos resultados que podemos alcançar. As operações Bairro Seguro estão dentro do objetivo ‘número 6’ de aprimorar o enfrentamento à criminalidade, e os investimentos em inteligência também para policiamento e investigação com maior qualidade”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas.

Os representantes das forças policiais vão discutir o documento com as respectivas instituições e farão novas sugestões para a aplicação do plano, que busca reduzir ainda mais a criminalidade até 2019.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO