Mato Grosso, 28 de Março de 2024
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Relatório aponta falta de manutenção em canteiro de obras e vagões do VLT

28.06.2016
08:50
FONTE: G1MT

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Uma fiscalização técnica realizada por uma empresa de consultoria contratada pelo governo do estado apontou irregularidades ao longo do canteiro de obras e na manutenção dos vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que deve ser construído em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (27) pela Secretaria Estadual das Cidades.

Além da má conservação dos vagões, a fiscalização apontou falta de manutenção e limpeza dos canteiros de obras. Em nota, o Consórvio VLT informou que ainda não foi notificado a respeito do relatório.

As irregularidades foram relatadas em um documento com 42 páginas que, segundo o governo, deve ser entregue ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao Ministério Público (MP) e à Justiça Federal.

O relatório apontou que o consórcio responsável pela obra não cumpriu, na íntegra, o plano de manutenção estabelecida pelo fabricante dos veículos. Dentre as falhas citadas no documento estão a falta de manutenção e limpeza nos canteiros da obra e acúmulo de material inflamável. Segundo o governo, a preservação e correção de anomalias referentes à obra do modal de transporte é de responsabilidade do consórcio.

Durante a vistoria, foi também detectado que partes dos vagões estão danificados e quebrados. O relatório também apontou defeitos na pavimentação da Avenida da FEB, em Várzea Grande, causadas pela má qualidade na execução da obra.

O documento ainda cita a falta de aterro, ausência de manutenção no paisagismo e sinalização, calçadas e bocas de lobo danificadas.

VLT
A obra do metrô de superfície deveria ter ficado pronto a tempo da Copa do Mundo de 2014, realizada em junho e julho daquele ano.

Caso seja concluído, o metrô de superfície deverá ser implantado em dois eixos em Cuiabá e em Várzea Grande, na regi-ão metropolitana: um do Aeroporto Marechal Rondon até o CPA (Centro Político Administrativo); e o outro entre o Coxipó e o Centro da capital.

A obra do VLT foi licitada por R$ 1,477 bilhão e já consumiu R$ 1,06 bilhão do dinheiro público. O governo já assegurou R$ 400 milhões para dar continuidade às obras do modal de transporte, que estão paradas desde dezembro de 2014. O relatório de outro estudo contratado pelo governo, apontou que devem ser gastos mais R$ 400 milhões dos cofres públicos para a implantação do VLT. O consórcio responsável pela obra, no entanto, pediu mais R$ 1,3 bilhão para entregar o modal de transporte.

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