Mato Grosso, 07 de Maio de 2024
Mato Grosso

Reuso e escassez de água é tema de seminário em MT

20.10.2014
07:02
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Diante do quadro de seca e altas temperaturas que todo o país têm enfrentado nas últimas semanas o reuso e a escassez de água são temas extremamente atuais e importantes de serem discutidos.  A solução encontrada na economia, reciclagem e no investimento do uso consciente da água, é uma prática que vem se tornado cada vez mais comum no Brasil.
 
A informação é do engenheiro agrônomo, Pedro Luís Prado Franco, que foi o palestrante que abriu o seminário “Ciência e Tecnologia – Desafio para o Futuro”, realizado na noite de 16 de outubro no auditório da Fiemt, pela Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientalistas de Mato Grosso (Aesa-MT).
 
Segundo o palestrante o reuso da água também tem aumentado por empresas de saneamento que tratam os esgotos e reutiliza esse efluente tratado, a chamada água de reuso. “Água de reuso é um efluente tratado, resultante de todo um processo de purificação e tratamento. Essa água atende aos parâmetros de qualidade exigidos na legislação brasileira e pode ser usada para fins que não sejam o consumo humano, mas tem qualidade suficiente para serem usadas, na irrigação agrícola e de jardins, na indústria e na lavagem de ruas, praças, na irrigação agrícola e de jardins, na indústria e na lavagem de ruas, praças, calçadas e automóveis, entre outros. O reuso de água é extremamente importante para áreas de escassez hídrica, essa água que estaria sendo tratada e lançada no rio, vai ser novamente usada fazendo com que a pressão na demanda por recursos hídricos diminua”, diz Pedro Luís.
 
Representantes da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientalistas de Mato Grosso (Aesa-MT), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) E DA Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental(Abes), realizaram no dia 16 de outubro 9 (quinta-feira), a abertura do seminário, próximo, no auditório da Fiemt em Cuiabá.
 
Nas palavras de abertura do presidente da Aesa, Jesse Rodrigues de Arruda Barros, o tema do seminário é de suma importância para todos terem o conhecimento dos desafios enfrentados, por exemplo na cidade de são Paulo com a escassez da água.
 
O presidente em exercício do Crea-MT, Marcos Vinicius Santiago Silva também participou da abertura do evento. “São eventos dessa natureza de extrema qualidade que fazem a inserção de toda a sociedade, as academias, entidades de classes e os órgão governamentais. Isso possibilita a adição dos profissionais através de novas ferramentas e novos instrumentos tecnológicos, tenho certeza do êxito e do sucesso deste evento”, acrescenta.
 
O seminário Que teve início na noite de 16 de outubro prossegue até o final da tarde dessa sexta-feira (17/10) com o alerta: “Água: Muitos brasileiros cresceram ouvindo que o país tem água em abundância, mas sem o alerta de que esse recurso natural é um bem finito e em muitos lugares até mesmo escasso”, engenheiro agrônomo, Pedro Luís Prado Franco. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO