Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Riva cobra ação do governo e participação dos deputados nas decisões

12.09.2012
18:22
FONTE: Kleverson Souza/Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD) utilizou a tribuna durante a sessão vespertina desta quarta-feira (12) para cobrar uma reunião entre o governador Silval Barbosa (PMDB) e os deputados estaduais para discutir os problemas do Estado.

Riva criticou a falta de repasse do Governo do Estado aos municípios na área de saúde, a paralisação nas obras oriundas de emendas parlamentares e também mencionou a ausência de gestão em órgãos do Poder Executivo Estadual, como na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

As críticas à administração estadual foram iniciadas pelo deputado estadual Ademir Brunetto (PT), que denunciou durante a sessão, problema existente em Alta Floresta, onde 40 caminhões carregados de gado estavam parados em função da empresa que emite a Guia de Trânsito Animal (GTA), ter paralisado os serviços por falta de pagamento do Governo do Estado.

Após ouvir as indagações do petista, Riva concordou e opinou que o Governo do Estado deve tomar uma posição firme em relação a algumas situações.

“Disse hoje que estou rouco de tanto reclamar da Sema, Indea e da Empaer. Para ficar claro, a minha crítica não é quanto às instituições ou servidores, e sim com relação a gestão. Na saúde, já vi prefeito chorar ao dizer que não se importa em perder eleição, mas sim em não ter condições de possibilitar atenção básica na saúde para a população, pois o Governo do Estado já fez mais de 50 programações para o pagamento, que não foram cumpridas. E é verdade, pois participei de umas 10 elaborações de cronograma juntamente com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Depois de justificar suas críticas, Riva solicitou ao ainda líder do governo na Assembleia Legislativa, Romoaldo Júnior (PMDB), que intermedeie uma reunião com o governador, para os deputados estaduais tratarem estas questões urgentes.

“Temos questões urgentíssimas para debater com o governador, pois as obras paradas geram prejuízo aos municípios e a maioria delas é fruto de emendas parlamentares. Essa questão do Indea, apresentada pelo deputado Ademir Brunetto é grave, pois pode parar todo o setor pecuário do Estado. Na Sema, uma das servidoras de credibilidade do órgão me disse que está envergonhada e desanimada, pois não recebem diárias e precisam comprar café e água com dinheiro dos servidores”, contou.

De acordo com Riva, o encontro do governador deve ser realizado com todos os deputados estaduais e não apenas com um grupo de parlamentares. “É importante que providências sejam tomadas, o Silval tem que sentar com o Poder Legislativo e não com um colegiado, pois precisamos encontrar um rumo para algumas situações. Devemos admitir que o Governo do Estado está com dificuldades, mas estas não podem ser eternas. Temos que dar um basta nisso”, finalizou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO