Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
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Rotor da Usina Teles Pires atravessa trecho concedido da BR-163

05.12.2014
03:15
FONTE: G1

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O veículo especial que transporta um rotor que será instalado na Usina Hidrelétrica Teles Pires concluiu nesta quarta-feira (3) a travessia do trecho da BR-163 sob concessão da Rota do Oeste em Mato Grosso. O equipamento chegou à rodovia pelo trevo do Lagarto, em Cuiabá, vindo de Cáceres pela BR-070, no dia 23 de novembro e levou 11 dias para chegar a Sinop, num trajeto de cerca de 450 quilômetros. Até seu destino final, em Paranaíta, extremo norte do Estado, faltam ainda 346 quilômetros.

A previsão era que o equipamento levasse 12 dias para ‘caminhar’ todos os 450 quilômetros do trecho concedido. Como não houveram imprevistos maiores, o cronograma foi adiantado em um dia.

De Cáceres, onde foi desembarcado, a Paranaíta, o transporte poderá levar até 30 dias. Para o deslocamento da carga, que tem oito metros de diâmetro e cinco de altura, é necessário um veículo especial, com dois caminhões.

Pelo tamanho da peça, é feita a ocupação de toda a via para locomoção. Por conta disso, a empresa fabricante da peça realiza uma operação especial para o transporte.  O veículo trafega pela BR-163 durante duas horas, em uma média de 15 km por hora. Neste período, a rodovia é interrompida nos dois sentidos. 

Após isso, o tráfego é liberado durante uma hora para aliviar o represamento de veículos. A média de deslocamento do veículo, em casos onde não há ocorrências, é de 50 quilômetros por dia, sempre trafegando entre 8h e 17h.

Na passagem pelo trecho de concessão, a concessionária Rota do Oeste disponibilizou um veículo equipado com GPS para seguir todo o trajeto até o km 855 da BR-163, em Sinop, enviando informações em tempo real para acompanhamento remoto no Centro de Controle Operacional.

Outros rotores
O primeiro rotor da UHE Teles Pires passou pela BR-163 no mês de maio, e chegou a Paranaíta no início de junho. Para chegar à Usina, ele sai de Taubaté, no interior de São Paulo, e passa pelo porto de Santos, seguindo pelo mar até o porto de Montevidéu, no Uruguai, para depois embarcar em uma balsa pela Hidrovia Paraguai-Paraná até Cáceres. Depois segue por terra, começando pela BR-070 e depois pela BR-163. Outros dois equipamentos como este serão encaminhados pela empresa fabricante para a Usina, completando cinco rotores.

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