Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

SAE realiza testes rápidos para HIV nesta quinta-feira, 1º

29.11.2016
15:20
FONTE: Claudia Lazarotto | Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Esclareça 12 dúvidas básicas e importantes sobre HIV/aids

    O Brasil foi um dos primeiros países, dentre os de baixa e média renda, a fornecer, em 1996, tratamento gratuito para pessoas que viviam com Aids pelo Serviço Único de Saúde.

Nesta quinta-feira (1º), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), irá realizar testes rápidos para detecção do vírus HIV. O ato é em referência ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que é lembrado em todo o mundo em 1º de dezembro.

Para fazer os testes, cujo resultado sai em 20 minutos, basta procurar a unidade no dia 1.º no horário das 7h às 10h30. É preciso apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. O SAE funciona na Avenida Porto Alegre, 3223, ao lado da UPA Sara Akemi Ichicava.

A coordenação do SAE ressalta que toda a pessoa que teve uma relação sexual sem preservativo, se expôs ao risco e dessa forma pode estar infectada pelo vírus, por isso, é de suma importância a realização do teste. O HIV/Aids tem tratamento e o paciente detectado e em tratamento pode levar uma vida normal.

Hoje, estão em tratamento no Serviço de Assistência especializada de Sorriso, cerca de 350 pacientes soropositivos na faixa etária de 04 a 65 anos, dentre estes, quatro são crianças.

A coordenação do SAE explica que assim que o paciente recebe o diagnostico, imediatamente ele é encaminhado para atendimento com a equipe multiprofissional composta por médico infectologista, farmacêutico/bioquímico, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, enfermeiro e psicólogo. 

Hepatite B e C

Além de prestar assistência à pacientes soropositivos, o SAE atende portadores de Hepatite B e C. No momento, mais de 450 pacientes do município são atendidos pela equipe multiprofissional. O SAE atende de segunda a sexta-feira, pela manhã das 07h às 11h e à tarde das 13h às 17h.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO