Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
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Sala da Mulher incentiva autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama

24.10.2014
12:02
FONTE: Assessoria

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A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa visitou na manhã desta quinta-feira (23), o Shopping Popular, no bairro Porto, e o Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá em Cuiabá. O objetivo foi a divulgação da campanha “Se Toque”, em referência ao ‘Outubro Rosa’. Durante a visita foram distribuídas as cartilhas orientativas, adesivos e explicações, com auxílio da mama amiga, de como realizar o autoexame.
 
A comerciante do Shopping Popular, Edmara Caroline da Silva Santos, se emocionou com a iniciativa de divulgação dos métodos de prevenção ao câncer de mama. A jovem disse que sua mãe foi vítima da doença e, durante todo o tratamento, recebeu apoio e incentivo da Sala da Mulher. “Excepcional a campanha “Se Toque”, essa iniciativa salvou a vida da minha mãe”, relatou.
 
Edmara ainda contou que foram cerca de um ano e meio de acompanhamento médico, exames periódicos, quimioterapia até chegar à cirurgia de retirada da mama. “Hoje minha mãe leva uma vida normal e saudável graças a Deus, aos tratamentos e ao apoio que recebeu da Sala da Mulher, através da campanha ‘Se Toque’”, declarou à comerciante.
 
Pelos corredores do estabelecimento a equipe “Se Toque” se deparou com várias pessoas que viveram a experiência. No Shopping Popular como no Terminal Rodoviário as pessoas foram orientadas na prática como tocar a mama amiga e aprender a diferença entre nódulos normais e anormais.
 
A enfermeira Andrea Bouret, explicou que o primeiro sinal ou sintomas do câncer de mama para a maioria das mulheres é o aparecimento de nódulo (caroço) em uma das mamas. Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular, já um nódulo benigno é normalmente arredondado, de consistência mais elástica e móvel à apalpação. “É bom lembrar que a imensa maioria dos caroços na mama são benignos e não indicam câncer, porém, só uma avaliação médica é capaz de distingui-los”, ressaltou Andrea.
 
A atendente do balcão de informações da rodoviária, Cláudia Rodrigues, ficou sensibilizada com a campanha e abraçou a causa. Cláudia pediu um montante de cartilhas e adesivos para disponibilizar para a família, amigos e as pessoas que vierem ao terminal rodoviário. “Essa campanha leva vida, e muitas pessoas estão sedentas de informações e incentivo para realizar os exames periódicos, assim como, o autoexame. As pessoas arrumam tempo pra tudo menos para cuidar da saúde e isso tem que mudar”, avaliou a atendente.
 
O engenheiro civil César Barreto e a gerente financeira Diana Mangabeira aprovaram a iniciativa da Sala. Diana avalia que a campanha é de grande valia para a população desprovida de informação. César acredita que o “Se Toque” é fundamental, porém defende que deve acontecer durante todo o ano e não somente no mês de outubro.
 
Um caso que sensibilizou a equipe foi da atendente de loja Sueli dos Santos. Ela contou que a tia está em estado terminal, vítima da doença. Segundo Sueli quando a tia de 58 anos detectou o primeiro nódulo, há dois anos o médico disse que era normal e que não precisava se preocupar. Com o passar do tempo o caroço cresceu e foi diagnosticado um câncer. A atendente acredita que foi um despreparo do primeiro médico e falta de informação da tia. “Há dois anos se minha tia tivesse orientações assim como estou tendo através desta campanha talvez ela estaria curada”, disse com lágrimas nos olhos. Para Sueli a campanha além de orientar a população deveria alcançar os médicos e demais profissionais da saúde.

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