Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Saúde espera vacinar 119 mil pessoas contra a gripe em Cuiabá

18.04.2014
10:00
FONTE: ExpressoMT com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A 16ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) ocorre entre os dias 23 de abril e 09 de maio em Cuiabá, sendo que em 26 de abril está marcado o dia de divulgação e mobilização nacional, o “Dia D”. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde do município.

A meta de Cuiabá para 2014 é vacinar um total de 119.483 pessoas, sendo 45.649 idosos de 60 anos ou mais, 39.088 crianças de seis meses e menores de 5 anos, 7.467 gestantes, 1.227 puérperas, 13.449 profissionais de saúde e 12.552 pessoas com co-morbidades (quando é acometido por pelo menos duas patologias, como, por exemplo, hipertensão e diabetes).

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. Além deste público, também deverão ser vacinadas pessoas portadoras de co-morbidades, idosos com 60 anos e mais de idade, trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, população privada de liberdade, puérperas e as gestantes.

Os pacientes que possuem co-morbidades terão que obrigatoriamente apresentar prescrição médica para serem vacinados.

Gripe ou Influenza
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissiveis e outras condições clínicas especiais).

A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas. A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é sem dúvida, a vacinação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO