A Secretaria Municipal de Saúde, programa para a próxima semana a primeira campanha municipal de doação de sangue de 2013.
O objetivo é contribuir para a manutenção dos estoques sanguíneos do Hemocentro de Cuiabá, responsável pela distribuição de bolsas em Nova Mutum. Os estoques frequentemente se encontram em baixa devido a grande demanda por bolsas de sangue.
O município que não possui uma Unidade de Coleta e Transfusão e por isso utiliza do polo de Sorriso, o material abastece a Agência local. Segundo a coordenadora responsável Marinês Udhe, para doar sangue é necessário gozar de boa saúde e ter mais de 16 anos “A demanda por sangue no município é bastante grande, e através de campanhas como estas que conseguimos abastecer as unidades de Sorriso e Cuiabá, que nos fornecem as bolsas assim que solicitamos”.
A maior parte da demanda municipal se dá para casos de urgência e emergência como vítimas de acidentes automobilísticos e cirurgias de média e alta complexidade.
Na última campanha de 2012, foram coletadas 158 bolsas de sangue de 400 a 450 ml. Para esta primeira campanha anual, a expectativa é superar o montante passado, para isso a coordenadora aguarda os já doadores cadastrados e novos adeptos para a doação de sangue “Esperamos contar mais uma vez com os munícipes que participam frequentemente das campanhas para que se prontifiquem a doar sangue, todas as tipagens são necessárias e de grande uso na região, a doação de sangue é um ato de amor em função do próximo”.
Todo o sangue coletado através das unidades passa por uma triagem, onde vários exames são realizados a fim de garantir total segurança aos pacientes que forem receber as transfusões. Uma entrevista também é feita com o paciente antes da coleta, para coletar o máximo de informações sobre a saúde do voluntário.
Uma equipe do Hemocentro de Cuiabá será auxiliada pela Secretaria Municipal de Saúde para realizar o trabalho de coleta no dia da campanha.
DOAÇÃO DE SAÚDE
DIA: 06 de Abril de 2013 (sábado)
HORA: 08:00 até as 18:00 horas
LOCAL: PSF Primaveras
PARA DOAR
Os voluntários precisam ter entre 16 e 67 anos, pesar cima de 50 quilos (tanto mulheres como homens), apresentar boas condições de saúde, não fazer uso de medicamentos controlados, não estar em período de gestação e nem em fase de amamentação; e não ter feito cirurgia no período de seis meses.
Para a doação, é necessário apresentar documento com foto e recomenda-se que o candidato não esteja em jejum, desde que um lanche bem leve livre de gorduras e conservantes.