Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Saúde mostra preocupação com fechamento de PS e teme estado de calamidade pública

31.10.2014
07:49
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O fechamento do Centro Cirúrgico do Pronto Socorro de Várzea Grande pode desencadear um estado de calamidade pública na saúde de Cuiabá. A preocupação foi manifestada pela Secretaria Municipal de Saúde da capital, cujo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) está atendendo em sua capacidade máxima de internações, não havendo nenhum leito disponível para novas internações. O PSMC é o local para onde estão sendo levados, pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), os pacientes que precisam de atendimento de urgência, com fratura exposta.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que dos 240 pacientes internados no PSMC nesta data, 130 (54%) são de Cuiabá, enquanto 110 (46%) são oriundos de outras cidades do interior de Mato Grosso. “Especificamente no caso de cirurgia ortopédica, estão internados hoje no Pronto Socorro de Cuiabá 53 pacientes, sendo 30 (56%) de Cuiabá e 23 (44%) de outras cidades do interior do Estado”, diz a administração do PSMC.

“Por esta razão, a Secretaria Municipal de Saúde recebe com extrema preocupação as notícias veiculadas pela imprensa sobre o fechamento do Centro Cirúrgico do Pronto Socorro de Várzea Grande”.

A secretaria alerta ainda estar com sua capacidade de atendimento já comprometida, não dispondo de nenhuma condição técnica e operacional para absorver a demanda proveniente do fechamento do centro cirúrgico do Pronto Socorro de Várzea Grande. 

A prefeitura de Cuiabá fez um apelo às autoridades estaduais, Ministério Público e Poder Judiciário, bem como à prefeitura de Várzea Grande, para que encontrem uma solução urgente para o caso do Pronto Socorro de Várzea Grande, “sob pena de submetermos os pacientes do SUS, especialmente os ortopédicos, a um estado de calamidade pública”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO