Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Savaris deixa presidência do Conseg de Lucas do Rio Verde

06.01.2015
09:21
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Edgar Savaris anunciou oficialmente ontem à tarde seu desligamento do Conselho Comunitário de Segurança de Lucas do Rio Verde. À frente do órgão e cumprindo seu segundo mandato, Savaris pediu afastamento para tratamento de saúde e, nesse período, acabou mudando-se para Nova Ubiratã. Diante da mudança, ele oficializou seu afastamento do órgão que passa a ser presidido pelo diretor das rádios Atitude e Regional Davi Paré.

Savaris estava à frente do Conseg desde sua fundação, em 2011. Ele foi reconduzido ao cargo em 2013 e cumpria mandado até novembro desse ano. O agora ex-presidente considerou positiva sua gestão, enumerando diversas ações. A mais expressiva delas foi a jornada voluntária, que garante remuneração extra a policiais civis, militares e soldados do Corpo de Bombeiros. 

Para garantir a realização das ações, o Conseg contou com apoio de diversos parceiros, entre eles o poder público e o comércio. O segmento empresarial foi fundamental para a efetivação da jornada voluntária, repassando os recursos necessários para o pagamento das horas extras dos agentes de segurança. 

“Pra mim foi um experiência nova, aprendi muito com isso. O Conseg no ano passado teve reconhecimento nacional. Estive em Campo Grande palestrando para diretores de Polícia Comunitária de todo o país, as pessoas ficaram maravilhadas com o trabalho desenvolvido aqui, face a dificuldade que é trabalhar sem recursos financeiros”, pontuou Savaris.

Edgar elogiou seu sucessor, Davi Paré, avaliando que o novo presidente já mostrou sua competência e preocupação em ajudar a sociedade. “Creio que o Conseg só tem a melhorar”, assinalou, esperando que o novo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, atue com firmeza na área de segurança pública, problema comum enfrentado por todos os municípios brasileiros.

O novo presidente disse que vai dar sequencia aos trabalhos desenvolvidos por Savaris. Davi Paré informou que oficialmente seu mandato vai até novembro, porém, a Secretaria de Segurança Pública pode antecipar a escolha da nova diretoria do Conseg. A Sesp é responsável por homologar as escolhas municipais e ventilou a possibilidade de unificar as eleições para o mês de março. “Vai ter uma nova diretoria, vamos ver se eu permaneço (na presidência). Se ficar eu tenho projetos. A jornada voluntária vai continuar e a gente vem fazendo algumas ações com a Prefeitura, como o Comércio Solidário, e tem outras coisas que pretendemos fazer”, adiantou Paré, citando como exemplo a gestão junto à Secretaria de Segurança, solicitando reforço no policiamento em Lucas do Rio Verde.

Apoio
O comandante da Polícia Militar em Lucas do Rio Verde, major Fábio Mota, classificou o Conseg como bastante atuante. O oficial destacou que o conselho procurou de todas as formas melhorar os trabalhos dos agentes de segurança no município. “Inúmeras ações foram realizadas em Lucas do Rio Verde graças a essa parceria, a esse apoio do Conselho de Segurança, dos órgãos municipais, fomentando algumas ações na área de segurança”, disse.

Mota pontuou que o novo presidente vem mantendo o apoio dispensado. Esse ano, algumas ações já começaram a ser implementadas e vão ser intensificadas nos próximos meses.

Através do Conseg, as instituições de segurança conseguiram, além da jornada voluntária, investimentos em pessoal e infraestrutura. A Polícia Militar conta com a atuação de estagiário e duas viaturas. “Contamos com duas Frontier que só estão em Lucas do Rio Verde graças a atuação do Conselho de Segurança”, destacou major Mota.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO