Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Scatolon está entre delegados que se destacam em produtividade

21.09.2015
07:37
FONTE: ExpressoMT com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em busca da eficiência administrativa, a Polícia Judiciária Civil passou a controlar a produtividade individual dos delegados de polícia, desde o mês de julho desse ano. A avaliação também será feita junto aos escrivães e investigadores, a partir do mês de outubro. 

A avaliação de desempenho foi instituída pela Resolução nº 27/2015/CSPJC-MT e funciona como instrumento de aferição do mérito e da produtividade em função das atividades realizadas e dos resultados alcançados. 

O delegado geral da Polícia Civil, Adriano Peralta Moraes, disse que todos receberão elogios na ficha funcional, indicação para cursos como requisito de meritocracia, além de ser uma metodologia utilizada para averiguar problemas estruturais e de efetivo, que estejam contribuindo para o baixo desempenho, e assim corrigi-los. 

Nos primeiros meses da avaliação, 51 delegados de polícia se destacaram no número de conclusão de procedimentos policiais como: inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência, atos infracionais, lavratura de autos de prisão em flagrante, cumprimento de mandados de prisão e cartas precatórias. Alguns deles também tiveram o desempenho avaliado em mais de um item. 

No ranking de conclusão de inquéritos, 24 delegados superaram na conclusão de 100 inquéritos. O campeão de produtividade foi o delegado Rogério Malacarne da Costa, da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, que concluiu 217 inquéritos, seguido pelo delegado Marcelo Melo de Laet, de Jaciara, com 203 inquéritos e a terceira maior produtividade ficou com o titular de Alto da Boa Vista, delegado Marcelo Henrique Maidame, com 196 inquéritos. O quarto lugar ficou com a delegada Angelina de Andrade Ferreira, de Nova Mutum, com 188 inquéritos concluídos. 

Outros nove delegados lotados nas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher (DEDM) foram avaliados separadamente por estarem em unidades, que por natureza tem alta demanda de procedimentos policiais. Das seis DEDM’s instaladas no Estado, o delegado Sidney Caetano de Paiva, de Cuiabá, ficou em primeiro lugar com 405 inquéritos conclusos. A delegada Lígia Pinto da Silveira Avelar, de Rondonópolis, levou o segundo lugar com 298 inquéritos remetidos à Justiça. O terceiro lugar ficou o com delegado Cláudio Alvares Santana, da Delegacia da Mulher de Várzea Grande com 195. 

Para o delegado da Derf, Rogério Malacarne, a avaliação passa pela função desempenhada por cada um, levando em consideração a demanda da unidade e o quantitativo populacional da cidade. “A avaliação é necessária, mas não pode ser considerado todos iguais, tem que ter parâmetros e ser equilibrada”, disse. 

Flagrantes 
Os delegados que estão nos plantões de Cuiabá e Várzea Grande, assim como aqueles que lavram prisões em flagrantes nas delegacias do interior, também tiveram o número de procedimentos avaliados. São oito delegados com produção superior a 70 autos de prisão em flagrante (APF) lavrados. 

Em primeiro lugar está o delegado Pablo Borges Rigo, de Sorriso, com 98 APF’s, que também ficou em 8º lugar nos inquéritos relatados. Em segundo ficou o delegado Rogério da Silva Ferreira, da 2º Delegacia de Polícia do Carumbé, com 87 flagrantes. O terceiro lugar foi para o delegado Rafael Mendes Scatolon, titular de Lucas Rio Verde, com 82 autos lavrados. 

TCO 
Sete delegados se destacaram na conclusão de termos circunstanciados de ocorrência (TCO), acima de 100 procedimentos. A delegada Ana Cristina Feldner, da Delegacia do Consumidor, concluiu 155 TCO. O delegado Romildo Souza Grota Júnior, da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), vem em seguida com 137, e o delegado Marcelo Henrique Maidame, de Alto Boa Vista, aparece com 110 TCO. 

Na categoria termos circunstanciados lavrados, outros sete delegados se destacaram. Em primeiro lugar está o delegado Newton Rado, da 3ª. DP do Coxipó, com 131. Em segundo, o delegado de Cocalinho, Sued Dias da Silva Júnior, com 129 procedimentos e em terceiro ficou o delegado da Deddica, Eduardo Augusto de Paula com 111. 

Atos Infracionais 
Os delegados titulares das Delegacias Especializadas do Adolescente de Cuiabá e Várzea Grande superaram a meta de 100 de conclusão procedimentos com menores em conflito com a lei. São os delegados Paulo Alberto de Araújo (Dea/Cuiabá) com 319 e o delegado Bruno Lima Barcelos, da DEA do Jardim Glória, com 168. 

Mandados de prisão 
Cinco delegados de polícia tiveram destaque no cumprimento de mandado de prisão. São eles: Renato Resende do Nascimento, de Novo São Joaquim, com 44 mandados cumpridos; Diego Alex Martiniano da Silva, de Chapada dos Guimarães, com 36; e em terceiro ficou Alessandra Marques Alecrim, da Regional de Cáceres, com 35 mandados cumpridos. 

Cartas Precatórias 
No quesito cartas precatórias cumpridas se destacaram a delegada regional de Rondonópolis, Divina Aparecida Vieira Martins da Silva, com 113 cartas cumpridas; a delegada de Nova Mutum, Angelina de Andrade Ferreira, 54; o Vitor Chab Domingues de Pontes e Lacerda, com 51 cartas precatórias cumpridas. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO