Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Secretaria de Saúde reforça ações durante a Semana de Saúde Mental

19.05.2015
09:01
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), promove entre os dias 18 e 22, a Semana de Saúde Mental. Durante esses dias serão realizadas ações especiais com as unidades de saúde e pacientes.

De acordo com a coordenadora do Nasf, Ariane Camargo, a proposta da semana é intensificar as ações para diminuir o preconceito e esclarecer as dúvidas, aproximando a população dos problemas cotidianos que muitos enfrentam e não buscam informações ou tratamentos específicos.

Dentro do cronograma de atividades dessa semana, no dia 18 será realizado matriciamento e palestras nas unidades de saúde I e II e reunião com o PSF IX, Caps e Nasf. No dia 19, será feita uma visita com pacientes à Câmara de Vereadores e Prefeitura. Para o dia 20 está programado matriciamento e palestras nas unidades de saúde, VI, VII, X, XII e XIII. No dia 21 será nas unidades III, V, VIII e XI.

E para finalizar as ações, no dia 22, no saguão da prefeitura, estarão expostos para visitação os trabalhos artesanais realizados no Caps e Nasf.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial
A Luta Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental. Durante o evento foi realizado primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO