Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Secretaria orienta população sobre controle e cuidados com o caramujo africano

07.05.2015
11:01
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma das ações ininterruptas realizadas pela Secretaria de Saúde de Nova Mutum é o combate a proliferação do caramujo africano. Fiscalização e vistorias em terrenos baldios e locais de possível proliferação compõem o calendário anual das equipes do setor da vigilância epidemiologia. “O caramujo africano e uma espécie muito prolifera, ele se reproduz de forma rápida e intensa. Este período chuvoso oferta a temperatura ideal para que isso ocorra é por conta disto que nós orientamos a população para que redobre os cuidados quanto a espécie e evite contaminações”, ressalta o médico veterinário da Secretaria de Saúde de Nova Mutum, Anderson Luiz Celestino.

O calor e a chuva facilitam a propagação do molusco que pode transmitir doenças graves a população. 

Manuseio e cuidados
Para a eliminação, a Vigilancia orienta que o cidadão Mutuense proteja suas mãos com luvas ou sacolas plásticas.  Lave bem verduras, frutas e legumes, principalmente os colhidos no quintal das residências. “Outro importante detalhe é a limpeza dos terrenos e o incentivo para que os vizinhos também o façam com freqüência. Locais limpos já evitam a presença do molusco”, ressalta Anderson.

A população pode auxiliar também com denuncias em terrenos baldios por intermédio dos telefones da prefeitura: 0800 726 1199 (Ouvidoria Municipal), 65 3308-5400 (Prefeitura Municipal).

Ainda segundo o médico veterinário o controle da praga é necessário, pois o caramujo é um hospedeiro de doenças que podem causar meningite grave e hemorragia no intestino, podendo levar à morte.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO