Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Secretaria realiza campanha de combate à tuberculose nas Unidades de Saúde

24.03.2014
09:14
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Na semana de 24 a 28 de março, a Secretaria de Saúde e Saneamento irá realizar a campanha de combate a tuberculose. Durante os cinco dias, será realizado o trabalho de busca de pacientes sintomáticos, detecção de casos novos, com orientações, palestras e busca ativa dos faltosos nas Unidades de Saúde da Família, para marcar o "Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose", comemorado em 24 de março. Nas unidades será realizado o exame por escarro, primeira medida no caso de suspeita de tuberculose. O tratamento, em caso de diagnóstico positivo, é gratuito, leva aproximadamente seis meses e é mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

Em 2013, foram diagnosticados 20 casos de pacientes residentes em Sorriso. 75% eram novos casos e 25% eram situações reincidentes, isto é, pacientes já detectados e que haviam abandonado o tratamento. Do total de 20 casos, 25% também apresentaram infecção pelo HIV -levando ao que o Ministério da Saúde denomina de coinfecção; já outros 25% apresentaram complicações com alcoolismo.

Entre os principais desafios para o tratamento da tuberculose, ainda estão a falta de informação sobre a doença que gera o estigma e faz com que as pessoas abandonem o tratamento e a falta de adesão ao tratamento por parte de populações vulneráveis, dentre eles, moradores de rua, população prisional, usuários de drogas e alcoólicos.  Segundo o MS, apesar de alguns avanços, a doença ainda preocupa, pois houve o aumento da coinfecção com pessoas infectadas pelo HIV entre os casos novos de tuberculose. Por isso, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde recomenda que seja realizado o teste anti-HIV em todos os pacientes com a doença.  

Sobre a doença - O Ministério da Saúde lembra que a tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por microorganismo (Mycobacterium tuberculosis), pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges. Entre os sintomas estão: tosse seca e contínua, tosse com pus ou sangue no catarro, febre baixa, suores noturnos, fraqueza, cansaço, perda de peso, dificuldade para respirar e dor no peito. Se esses sintomas persistirem por mais de 15 dias é indicado procurar ajuda especializada. O tratamento dura seis meses e deve ser feito até o final, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO