Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Secretarias são capacitadas em gestão de resíduos

11.11.2015
11:58
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante o curso sobre ‘Sustentabilidade na Administração Pública’, realizado na manhã desta terça-feira (10.11), as secretarias de Estado foram orientadas sobre a gestão de resíduos. O objetivo do curso é capacitar os órgãos para implantar o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), utilizando de maneira consciente a energia, água, papel e copos, alguns dos itens mais usados no setor público. A capacitação é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O encontro segue até sexta-feira, das 8h às 12h, na Tribuna da Arena Pantanal, no bairro Verdão em Cuiabá. 

De acordo a técnica do MMA, Monica Rocha, 22% do Produto Interno Bruto (PIB) é gastado em compras para a administração pública. O setor consome 1,5 % da energia do país. Dados apresentados por ela ainda mostram que cada servidor gasta anualmente quatro mil folhas de papel A4, 500 copos descartáveis e 166 litros de água, sendo que 40% dessa quantia é perdida antes de chegar na torneira. Monica explica que a A3P atuará no combate ao consumo descontrolado com objetivo de diminuir gastos e promover qualidade de vida ao servidor. “O uso desenfreado dos recursos coopera para a geração de resíduos numa velocidade que ultrapassa o tempo de regeneração da terra. E a intenção do MMA é trabalhar junto ao Estado para erradicar isso”. 

Medidas sustentáveis 
Para Monica a expressão ‘jogar fora’ é sem fundamento. Ela acredita que não existe o ‘fora’, que as pessoas convivem com todo lixo que produz. E para evitar o gasto desnecessário a técnica orienta as secretarias a adotarem algumas medidas sustentáveis, como por exemplo, a adoção de caneca, já que o copo é um dos maiores vilões do meio ambiente. Ele demora mais de 100 anos para se decompor na natureza, além de causar danos a saúde humana. Quando aquecido, o plástico libera uma substância química que aumenta a chance de as mulheres terem câncer de mama ou útero. Já os homens ficam mais predispostos ao câncer de próstata, à infertilidade e à diminuição do número de espermatozoides. 

Segundo Monica, uma caneca de acrílico de 400 ml custa em média R$2,20 enquanto um copo descartável de 200 ml custa R$0,04. Ao fim das contas um copo de acrílico equivale a 55 copos descartáveis, considerando um por dia. Outra medida para ser praticada durante o trabalho e até mesmo em casa é a utilização de balde com água para realizar a limpeza dos móveis. “Ao invés de lavar o pano na torneira toda hora é mais pratico usar um recipiente com água para enxaguar o pano. O resultado é o mesmo e a pessoa ainda economiza água”. 

Com relação ao desperdício de papel, Monica entende que é possível reutilizar aqueles que só tiveram um dos lados usados. A gerente de convênio da Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf), Dirse Neves, informa que a pasta ainda não possui a A3P, mas já se adaptou a algumas medidas sustentáveis. “Eu seleciono os papais usados que tem o outro lado em branco e monto bloquinhos. Acho desnecessário eu pegar papel em branco toda hora que preciso fazer anotação, por isso confecciono meu próprio bloquinho”. 

Outra sugestão apresentada pela técnica do MMA é o Retrofit, conceito surgido na Europa e Estados Unidos, que significa “colocar o antigo em forma”. Monica explica que muitos prédios públicos já são antigos e muitas vezes a construção de um novo geraria mais gastos. E como alternativa ela sugere a revitalização para aumentar a vida útil dos prédios. De inicio, a técnica destaca que o ideal é analisar o que é desnecessário no edifício. Ela cita como exemplo uma das decisões tomadas pelo MMA. “Antes a gente dispunha de seis elevadores. Agora só temos três. Essa mudança não causou nenhum dano aos funcionários, o fluxo de trabalho continua o mesmo e ainda economizamos energia”. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO