Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Secretário do MEC ressalta qualidade da educação profissional do Senai-MT

24.04.2014
15:47
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), recebeu nesta quarta-feira (23) a visita do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Aléssio Trindade de Barros. Ele conheceu as instalações do departamento regional e salientou a representatividade de Mato Grosso no cenário nacional. 

O Estado é o quinto maior demandante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no país. Desde 2011, quando a parceria entre o Governo Federal e Senai-MT foi firmada, a instituição já formou mais de 78 mil estudantes em cursos gratuitos de qualificação e técnicos. Para 2014, a meta é matricular pelo menos 64 mil estudantes. Para o secretário, mais do que ampliar o acesso ao ensino técnico, o Senai-MT levou qualidade para os estudantes. “São escolas muito bem estruturadas, com acessibilidade, material didático e professores que estão preocupados em ajudar os estudantes a encontrarem um lugar de destaque no mercado. Essa qualidade é o mais importante”.

Para ele, a demanda por técnicos será cada vez maior, principalmente pelos modelos tecnológicos de outros países que estão influenciando diretamente o futuro das indústrias do país. “A cooperação internacional já é uma realidade no Brasil. O mercado precisa de profissionais bem preparados para atender a alta demanda de inovação e o Senai cumpre esse papel e tem condições de expandir ainda mais”, pontuou.

O presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, salientou a importância da parceria com o Governo Federal para o desenvolvimento das indústrias de Mato Grosso. Ele também ressaltou como o Pronatec faz diferença nos resultados do Senai-MT, prova disso, foi a conquista do tricampeonato da instituição na Regra de Desempenho - que avalia os indicadores de todos os Senai do país. “Não conseguiríamos realizar nosso trabalho se não fossem os grandes parceiros como o MEC. É muito bom saber que eles nos ajudam a concretizar nossa missão”. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO