Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Secretário pede regime de colaboração com os municípios

02.07.2015
06:43
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em visita às cidades de Alta Floresta, Paranaíta e Porto do Gaúchos, o secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, defendeu que Estado passe a atuar nesta área em regime de colaboração com os municípios. Ele esteve durante dois dias (29 e 30.06) reunido com prefeitos, profissionais da educação e secretários municipais. 

Em Alta Floresta, o secretário reafirmou a posição de atuar em conjunto com os executivos municipais para que se possa fazer frente às demandas, que são inúmeras. O secretário conheceu in loco as necessidades de escolas das três cidades e refirmou que não existe recursos para atender todas as reivindicações. 

Sobre as cobranças nos municípios, Permínio respondeu que “é natural que ocorra porque em 12 anos foram poucas ações”. “Nestas visitas, além de conhecer as demandas, conversamos com trabalhadores da educação e com os gestores para definir as prioridades”, disse o secretário. 

Recebido pelo prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, Permínio explicou como assumiu a Secretaria, os investimentos feitos até o momento e as ações em andamento, como a implantação da comissão que analisa o sistema de ensino adotado no Estado, o Ciclo de Formação Humana. 

Ele enfatizou que está em diálogo permanente com os profissionais da educação e aberto às críticas, sugestões e reclamações. Na reunião com a secretária de Educação de Alta Floresta, Lenita Kroker, Permínio disse que equipes da Seduc da Gestão e do Transporte Escolar estarão no município para fazer um trabalho de redimensionamento dos alunos e das rotas do transporte. 

Outro problema existente no município é a construção do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), paralisado há mais de um ano, no qual foi empregado mais de R$ 400 mil, cuja construção está condenada. Após uma limpeza no local, técnicos vão buscar alternativas para evitar mais prejuízos. 

Também em Alta Floresta, o secretário visitou o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro). Em seguida, Permínio se reuniu com o prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto. Na oportunidade, o titular da Seduc participou das comemorações alusivas aos 36 anos da cidade e visitou a reforma na escola Mário Correia da Costa, que está sendo executada em parceria com a Prefeitura. 

Em Porto dos Gaúchos, a reunião foi com os profissionais da educação, prefeito Moacir Piovesan, o Baixinho, e a secretária municipal Flávia Ferreira Muniz. “A educação pública é um desafio permanente, precisamos trazer um ambiente melhor para o aluno”, disse o secretário. 

O prefeito agradeceu o empenho do gestor e se colocou à disposição do Estado em busca de parceria. O prefeito afirmou que esta foi a primeira vez que a cidade recebia a visita um secretário de Educação. 

Durante as visitas, o secretário reiterou que dos entes federados os municípios são os que mais sofrem. “Se o Estado e os municípios se juntarem, fazer um efeito cinético, passaremos a enxergar a escola e não dividida entre estadual e a municipal. Da parte da Seduc, queremos estar mais próxima dos municípios”, concluiu. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO