Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Secretário solicita agilidade na área farmacêutica

08.10.2015
16:07
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O novo secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, visitou na quarta-feira (07.10) a sede da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF). O objetivo foi conhecer a estrutura e os problemas que acometem atualmente o fornecimento de medicamentos de Demanda Especializada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e encontrar maneiras de solucioná-los de forma mais rápida. 

Durante a visita, o secretário conheceu as instalações onde ficam estocados os medicamentos e se reuniu com a equipe multidisciplinar envolvida no processo de aquisição e fornecimento, desde a área jurídica até aquisições e finalística, que é a Superintendência de Assistência Farmacêutica. "Temos que pontuar quais são os problemas que estão impedindo que este setor funcione bem e, principalmente, possa cumprir seu papel a contento, que é fornecer o medicamento aos usuários. Isto é importante para podermos encontrar as soluções o mais rapidamente possível e dar celeridade aos processos". 

Com a equipe foram discutidos a revogação da Portaria nº 172 e os encaminhamentos necessários para que os pacientes possam ser orientados sobre como proceder a partir de agora. Falou-se ainda da implantação da câmara de conciliação para atendimento de pacientes que necessitam de medicamentos que não estão disponíveis na Relação Estadual de Medicamentos (Resme) e que também não são fornecidos pelo SUS, além de abordar a judicialização para aquisição dos medicamentos. 

Mas o principal assunto discutido foi o processo de aquisição de medicamentos e quais estratégias estão sendo adotadas para acelerar o processo já posto na Secretaria de Estado de Saúde. "Já existe um processo que foi iniciado durante a gestão do doutor Marco Bertulio e que nós daremos continuidade, mas com mais celeridade. Precisamos adotar medidas que façam com que o produto final, que é o medicamento, chegue mais rapidamente ao seu destino, que é a população de Mato Grosso", frisou Bermudez. 

Na reunião, a equipe recebeu orientações sobre as medidas que deverão ser tomadas para alcançar os objetivos estabelecidos, a fim de sanar os problemas da assistência farmacêutica. Também participaram do encontro o secretário adjunto de Serviços de Saúde, Werley Peres, a superintendente de Assistência Farmacêutica, Juliana Almeida Silva Fernandes, além da área técnica. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO