Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sementes doadas pelo Rock in Rio são plantadas em áreas em MT

07.12.2016
10:45
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Técnica usada para o plantio foi a muvuca
Uma tonelada de sementes doadas pelo Rock in Rio, por meio do projeto Amazônia Live, foi plantada em áreas desmatadas nas cabeceiras e nascentes do Rio Xingu, em Mato Grosso, em novembro, na primeira fase desse trabalho. Essas sementes, que são frutos de doações, devem gerar 200 mil árvores.

Até o final, mais três toneladas de sementes devem ser plantadas, segundo o agrônomo Rodrigo Junqueira, coordenador do programa Xingu, do qual o projeto do Rock in Rio faz parte.

Na Fazenda Rancho 60, no município de Bom Jesus do Araguaia, a 983 km de Cuiabá, sementes foram plantadas com a ajuda de índios das etnias Xavante, Kayabi, Waurá, Yudjá, Ikpeng, agricultores familiares e coletores de sementes da região.

Nesse primeiro plantio, foram plantadas sementes de 50 espécies diferentes, entre elas o jatobá da mata, carvoeiro, pequi e cumbaru.

"Queremos chegar o mais próximo possível do que é uma floresta nativa. Tem espécies que crescem rápido, que nos três primeiros meses vão fazer o berço para as outras espécies. Em três anos já conseguiremos ver uma floresta, já que a terra é úmida", disse o agrônomo Rodrigo Junqueira.

A meta é recuperar mais de 400 hectares de floresta desmatada às margens do Rio Xingu. Esse projeto foi lançado em abril de 2016 com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no Rio de Janeiro. Em agosto, no início das atividades do projeto, foi realizado um show da cantora Ivete Sangalo em um palco flutuante no Rio Negro, na Floresta Amazônica, em Manaus.

O projeto começou em Mato Grosso e essa é a única região do estado onde haverá o florestamento. Ainda faltam ser plantadas 2,8 milhões de árvores nas proximidades do Rio Xingu, que tem 200 mil hectares de desmatamento em suas margens.

A escolha da área se deu devido o local abrigar o Instituto Socioambiental (ISA), que é parceiro do programa.

As mudas e sementes foram plantas por um grupo de 500 voluntários, entre eles indígenas, agricultores familiares, pesquisadores e organizações parceiras do projeto. As sementes plantadas são fornecidas pela Rede de Sementes do Xingu, que é formada por coletores que trocam e vendem sementes de árvores e outras plantas nativas da região.

Para o plantio, foi usada a técnica da muvuca, que consiste numa mistura de sementes nativas e de adubação verde com areia que forma um insumo homogêneo propício para a formação da estrutura da floresta. Nessa mistura, há espécies que vão crescer logo no primeiro mês, pois germinam rapidamente e logo formarão a cobertura do solo.

As sementes são frutos de doações, que são feitas pela internet, na página do projeto.

Desmatamento
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em um ano, o desmatamento da Amazônia aumentou 29%, divulgada no último dia 30. De agosto de 2015 a julho deste ano, uma área de 7.989 km² foi removida da cobertura da floresta por corte raso - tamanho cinco vezes maior que o município de São Paulo. A marca de 7.000 km² devastados não era atingida desde 2010. No levantamento anterior, de 2014/2015, tinham sido desmatados 6.207 km².

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO