Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Serviço de neurocirurgia do HRS avança no tratamento de bebes com hidrocefalia

17.01.2015
10:40
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Hospital Regional de Sorriso

No último dia 12 um bebe de apenas 11 meses de idade, passou por um procedimento cirúrgico na unidade hospitalar, onde o médico implantou um cateter no ventrículo cerebral, ligado a uma válvula e a outro cateter, implantado na altura do pescoço e que chega até a cavidade peritoneal, na região do abdômen da criança para retirar o excesso de líquido do sistema ventricular.

 A válvula tem a função de regular o fluxo, abrindo toda vez em que há aumento dos ventrículos e drenando o excesso de liquor - levado através do cateter até a cavidade peritoneal. Os sintomas desapareceram por completo logo após o procedimento e o paciente reagiu muito bem.

O pequeno Nicolas chegou à unidade hospitalar trazido pela mãe, depois de ter percorrido vários outros hospitais no Estado de Mato Grosso. Residente na cidade de Nova Bandeirantes, cerca de 90km do município de Alta Floresta ao norte do estado, a mãe de Nicolas ficou sabendo da especialidade de neurocirurgia através de uma tia que reside  em Sorriso, quando resolveu procurar ajuda no HRS.

Foi então que o médico neurocirurgião Dr. Fernando Zuniga, responsável pelo serviço de neurocirurgia do HRS recebeu o paciente e logo após as confirmações do diagnóstico procedeu-se a cirurgia.

Foram cerca de 3 horas no centro cirúrgico e após mais 2 horas o pequeno Nicolas despertou, acordou recebeu o carinho da mãe e de seus familiares, e após os testes clínicos recebeu alta médica.

Entenda sobre o que é hidrocefalia, seus sintomas e tratamento.
A hidrocefalia é o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano dentro do crânio, que leva ao inchaço cerebral.

O cérebro é envolvido por um liquido chamado de líquor ou liquido céfalo-raquidiano (LCR) cujas funções básicas são hidratar e proteger. Este liquido está presente também dentro do cérebro em algumas cavidades que são chamadas de ventrículos. O acúmulo deste liquido dentro dessas cavidades com consequente dilatação dos ventrículos é chamado de hidrocefalia.

Em recém-nascidos ou crianças pequenas, pode acontecer o seguinte:
.         irritabilidade
·         letargia ou sonolência excessiva
·         apnéias ou paradas respiratórias
·         alteração do formato do crânio, cabeça grande ou que cresce rapidamente
·         fontanela dilatada, ou seja,  “moleira” aberta, abaulada e tensa
·         dificuldade para andar, desequilíbrio
·         atraso do desenvolvimento neuropsicomotor

Nas crianças mais velhas e em adultos, os sintomas incluem:
·         dor de cabeça
·         vômitos
·         dificuldade para enxergar
·         letargia ou sonolência excessiva
A hidrocefalia pode também evoluir de forma lenta e ir prejudicando o cérebro aos poucos, com isso a pessoa pode sofrer problemas de aprendizagem, de concentração, de raciocínio lógico, de memória de curto prazo, problemas de coordenação, de organização, dificuldades de localização têmporo-espacial, de motivação, ou dificuldades na visão.

Os principais objetivos do tratamento para hidrocefalia são reduzir e prevenir danos cerebrais melhorando e corrigindo o fluxo de LCR.

Se necessário, uma cirurgia pode ser uma opção para realizar essa correção.

Se não, um tubo flexível pode ser colocado no cérebro para redirecionar o fluxo de do liquor. Esse tubo, chamado de shunt, envia o LCR para outra parte do corpo, como para a área da barriga, onde ele pode ser absorvido.

Outros tratamentos podem incluir:

Antibióticos em caso infecção
Um procedimento chamado terceiro ventriculostomia endoscópica (TVE), que alivia a pressão sem substituir o shunt
Remoção ou cauterização das partes do cérebro que produzem LCR
Além disso, o paciente precisará de check-ups regulares para certificar-se de que não há problemas adicionais. Regularmente, serão feitos exames para verificar o desenvolvimento da criança, por exemplo, e para saber se há problemas intelectuais, neurológicos ou físicos.

Enfermeiros, visitantes, serviços sociais, grupos de apoio e órgãos locais podem fornecer apoio emocional e assistência à criança com hidrocefalia que tiver dano cerebral significativo.

Com a ajuda de terapias de reabilitação e intervenções educativas, muitas pessoas com hidrocefalia são perfeitamente capazes de viver normalmente, com algumas poucas limitações, dependendo do caso.

Há muitos recursos disponíveis para dar apoio emocional e médico para uma criança portadora da doença, e a Unidade Hospitalar de Sorriso esta apta através do serviço de neurocirurgia receber esse tipo de paciente.

Qualquer dúvida entrar em contato pelo telefone (66) 3545-6100 ou através do nosso site: http://www.hospitalregionaldesorriso.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO