Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Servidores do Indea e do Intermat decidem encerrar a greve em MT

01.07.2016
14:37
FONTE: Do G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os servidores do Indea e do Intermat decidiriam, em assembleia da categoria, encerrar a greve que havia começado no dia 6 de junho. Eles tinham parado as atividades para cobrar do governo de Mato Grosso o pagamento da reposição da inflação de 2015. A categoria queria os 11,28% de forma integral, mas a Assembleia Legislativa aprovou projeto do Executivo que garante pagamento de 7,36% desse percentual, enquanto o restante ficaria condicionado à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

No estado, aproximadamente 30 categorias entraram a greve a partir do dia 31 de maio para cobrar o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). Algumas já decidiram encerrar o movimento, como as dos delegados e escrivães da Polícia Civil, peritos criminais, servidores da Secretaria de Meio Ambiente, entre outras.

Os servidores do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) e do Intermat (Instituto de Terras) realizaram assembleia na manhã de quinta-feira (30) e, por maioria de votos, decidiram retornar ao trabalho de forma gradual. A ideia é chegar aos 100% de unidades abertas nos 141 municípios do estado apenas na próxima segunda-feira (4).

Para o sindicato que representa a categoria, o Sintap, o resultado da greve não foi o esperado, mas provou a força dos servidores em relação à economia do estado. A perda contabilizada no período foi estimada em quase R$ 800 milhões no setor agropecuário.

A volta ao trabalho garante o retorno do serviço de emissão das Guias de Transporte Animal. Entre os dias 6 e 16 de junho de 2016, foram emitidas 19 mil GTAs, enquanto no mesmo período do ano passado foram 60 mil.

Apesar da Justiça ter decretado a ilegalidade da greve dos sevidores do Indea e determinado descontos salariais dos dias parados e multa de R$ 100 mil para cada dia de descumprimento, o Sintap afirma que não foi notificado da decisão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO