Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sesi-MT adota plataforma de ensino que melhora desempenho no Enem

14.08.2015
08:28
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Falta pouco mais de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os alunos do 3º ano já intensificam a rotina de estudos, em busca de um bom desempenho que garanta a vaga numa universidade pública. Para contribuir neste processo, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) oferecerá, a partir deste mês, uma nova ferramenta de ensino aos seus alunos: a Geekie LAB, plataforma de ensino que oferece aprendizagem adaptativa. Com ensino personalizado, a tecnologia atua diante das dificuldades dos alunos em nove disciplinas exigidas no Enem. Nesta semana, 19 professores do Ensino Médio das escolas de Cuiabá e Várzea Grande participaram do treinamento, que também será realizado com os alunos.

Há quatro anos no mercado, a Geekie é pioneira na promoção de aprendizado que adapta o ensino ao perfil de cada aluno. Trata-se da única tecnologia de aprendizado personalizado credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que colabora para o aprendizado e eleva, em média, 30% o desempenho dos seus usuários.

A plataforma, que já atendeu mais de 3 milhões de alunos, funciona a partir de uma prova realizada pelo estudante. Em seguida, cada aluno recebe um plano de estudos personalizado, baseado no diagnóstico que revela suas dificuldades de aprendizagem. A partir disso, ele começa a estudar e pode acompanhar a sua própria evolução. Professores e gestores também podem verificar o desempenho de cada estudante, em tempo real e, assim, avaliar e direcionar sua proposta pedagógica de uma forma mais efetiva.

De acordo com a gerente de Projetos da Geekie, Ana Paula De Marino, que ministrou a capacitação, os caminhos para a aprendizagem são muito diferentes, por isso, várias ferramentas – textos, vídeo, imagens e exercícios - são utilizadas nas aulas virtuais. “Ninguém aprende da mesma forma e o melhor jeito de aprender é o seu. Mas a Geekie não é o fim (no sentido de ser usada isoladamente) e sim o meio para melhorar o desempenho no Enem e criar hábitos de estudo. A plataforma fornece o conteúdo que mais se adequa aos alunos e também ajuda o professor, com ferramentas ágeis (como relatórios) que mostram as dificuldades de cada estudante, o que possibilita uma intervenção eficaz”, explica a representante da Geekie.

Diferencial é o protagonismo
Conforme Ana Paula, o diferencial da metodologia está no fato dos alunos se tornarem protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. “Temos como exemplo o Manoel, 19 anos, natural de Icó, no Ceará. Ele chegou a estudar 17 horas por dia na Geekie, pois queria passar em biomedicina. E realizou esse sonho. Sempre estudou em escola pública e foi o primeiro da sua família, de 50 pessoas, a entrar numa faculdade. Tudo isso, porque ele se dedicou e, com ajuda da plataforma, conseguiu identificar os pontos fracos que atrapalhavam seu desempenho”, conta Ana.

Professor de história do Sesiescola Cuiabá, Graziano Uchoa, acredita que a plataforma irá contribuir com as aulas tradicionais. “A instituição tem discutido como vamos utilizar determinadas ferramentas e acho que a centralização em uma plataforma, de algumas questões que são importantes, como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) parece funcional. Temos projetos de aprendizagem em que a plataforma deverá ser muito interessante como apoio”, avalia o professor.

Coordenadora regional de Educação e Cultura do Sesi-MT, Cintia Silva destaca que a parceria com a Geekie deverá contribuir para o aumento de aprovações dos alunos de Mato Grosso e outros 19 Estados do país. “A parceria entre a Geekie e o Departamento Nacional do Sesi certamente trará resultados positivos, que beneficiarão alunos onde há unidades escolares do Sesi, com Ensino Médio. Nossa expectativa é que, ainda este ano, os alunos tenham uma evolução na nota do Enem”, avalia Silva.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO