Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sesi-MT realiza Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho em Cuiabá

13.10.2015
08:36
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais dos empregados são enviadas, atualmente, pelos empregadores a cinco diferentes órgãos do governo federal. Este sistema, considerado lento, deverá ser substituído em 2016 pelo E-social, que é uma ação conjunta de tais entidades para unificar o envio de dados. Enquanto o projeto não tem início, as indústrias começam a se preparar para operar a ferramenta. Para contribuir neste processo, o 3º Protege – Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), abordará os impactos desta novidade na gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

O objetivo é contribuir para a atualização dos empresários e profissionais da área de recursos humanos e segurança do trabalho. O encontro ocorrerá nos dias 15 e 16/10, das 8h às 17h40, no Sesipark. Além do E-social (ação conjunta da Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência – MPS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB), e seus efeitos nas empresas brasileiras, palestra que será ministrada pelo auditor fiscal do trabalho do Rio de Janeiro, Raul Capparelli Vital Brasil, seis temas serão abordados, nos dois dias, por profissionais de diversos Estados.

A mesa redonda, diferencial do evento, reunirá o desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho 23ª região, Edson Bueno, o auditor do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), Claudio Cezar e o Engenheiro da Fundacentro, Paulo Maia, para debater sobre ‘Qual a abordagem para avaliação de calor em trabalho a céu aberto?’. Também no dia 15, será apresentado pelo gerente de Refinaria e Meio Ambiente da Cargill, Daniel Russo, o case de sucesso ‘Cenário Econômico e gestão de SST’,

No dia 16/10, a primeira palestra será com o médico do trabalho, especialista do Departamento Nacional do Sesi, Gustavo Nicolai, que abordará o tema ‘Como a qualidade de vida influencia na gestão de absenteísmo’. Em seguida, a palestra ‘Considerações econômicas sobre as intervenções ergonômicas’ será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo), Márcio Moreira.

Também médico do trabalho, Paulo Reis falará da ‘Importância dos exames ocupacionais com ênfase nos exames complementares’. O último tema do 3º Protege é ‘Gestão e gerenciamento de riscos com foco na implementação da ISO BS OHSAS 18001’, que será tratada pelo auditor, Emmanuel Queiroz. Além das palestras, os participantes terão acesso à feira de produtos e serviços exposta no Sesipark.

De acordo com o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, o Protege tem se consolidado no mercado por ser um evento de suma importância para os profissionais prevencionistas, gestores de RH, empresários e demais trabalhadores que atuam na área. “Nesta terceira edição, daremos a possibilidade para os participantes se atualizarem sobre vários temas, que vão além da aplicabilidade das NRs (Normas Regulamentadoras), e tratam da importância de uma boa gestão em SST. O evento também é relevante por possibilitar a reflexão e a troca de experiências vivenciadas no meio corporativo”, explica Milan.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO