Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sesp e representantes comunitários discutem melhorias no trânsito de Peixoto de Azevedo

27.10.2016
09:51
FONTE: Hérica Teixeira | Sesp-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O Denatran divulgou a “Cartilha de Aplicação de Recursos Arrecadados de Multas de Trânsito" para orientar os órgãos que atuam no setor
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) de Peixoto de Azevedo (a 692 km de Cuiabá) vão unir forças para defender mudanças no trânsito local. Em reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, a presidente do Conseg, Fátima Martins Guerrero, ressaltou a necessidade de medidas urgentes como a melhoria da sinalização, mudanças de vias, faixas de pedestres e estacionamentos.

Para isso, segundo ele, é preciso municipalizar a gestão do trânsito e integrar a cidade ao Sistema Nacional de Trânsito. “A municipalização traz recursos dos autos de infração, que são revertidos em sinalização, pintura de solo, sinalização vertical e horizontal. Sabemos que, quanto mais fiscalizada e sinalizada a via, menor o número de acidentes e de vítimas”, disse o secretário.

Atualmente, segundo ele, apenas 26 dos 141 municípios do estado estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito e, com isso, contam com recursos próprios para investimento em melhorias. “O objetivo é diminuir os índices de acidentes e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, acrescentou Rogers Jarbas.

Surgida com o garimpo, a cidade de Peixoto de Azevedo tem 30 anos de fundação e cerca de 32 mil habitantes. Segundo a presidente do Conseg do município, a infraestrutura viária é “caótica”, com muitos acidentes, prejuízos e mortes.

Fátima Guerrero disse que a sociedade civil organizada e o Poder Legislativo têm noção do que é preciso melhorar. “As ruas são estreitas, sinuosas, não têm calçamento, nem uma metragem adequada”.

O presidente do Detran, Arnon Osny, disse que a mudança na gestão é “importantíssima”, pois possibilita ao município realizar campanhas educativas, fiscalização e ações de engenharia. “Estas ações são o tripé do trânsito”, relatou.

Em Mato Grosso, têm gestão própria do trânsito os municípios de Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande, Água Boa, Alta Floresta, Alto Taquari, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colíder, Comodoro, Cuiabá, Guarantã do Norte, Jaciara e Juína.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO