Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sesp quer ampliar projeto Rede Cidadã em Mato Grosso

27.07.2016
16:33
FONTE: Hérica Teixeira | Sesp-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

De maneira prática e rápida, sem precisar se deslocar a um posto de atendimento, o cidadão pode ter acesso a diversos serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por meio do Aplicativo Móvel MT Cidadão, elaborado pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação. O aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS, pode ser baixado gratuitamente.

Lançado em 2015, o aplicativo MT Cidadão vem passando por melhorias e inclusões de novas funcionalidades, o que permite ao usuário utilizar os smartphones e tablets para acessar os serviços ofertados por órgãos do Governo do Estado. “Os serviços que estão sendo disponibilizados são aqueles que foram demandados pela população e que o Governo considera que irão trazer benefícios aos cidadãos”, disse o presidente da MTI, André Kompatscher.

Mais de três mil crianças e adolescentes fazem parte das atividades culturais, artísticas e esportivas do programa Rede Cidadã, uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública para beneficiar crianças em vulnerabilidade social e estudantes da rede pública de ensino.

Somente em Cuiabá, cerca de 1.300 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos fazem parte do programa. Outros 1.780 meninos e meninas integram o programa nos municípios de Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Nova Olímpia.

Na terça-feira (26.07), o secretário Rogers Jarbas visitou a sede do programa social, no bairro Planalto. Segundo ele, o objetivo é levar o trabalho a outros municípios. “Saio daqui muito feliz. Algo que devemos investir cada vez mais é na prevenção”, disse.

A coordenadora do projeto, coronel PM Zózima Dias dos Santos, destacou que a presença do secretário é extremamente importante. “O nosso gestor entendeu a linguagem do Rede Cidadã. O propósito é cada vez mais fortalecer as políticas de Segurança Pública”, declarou.

Criatividade

Durante a visita, cerca de 40 alunos faziam aulas de xadrez e pintura em tela. Uma das alunas, Kailany Fagundes de Freitas, 13 anos, estudante da 8º série e moradora do bairro Planalto, pintava um pássaro. “Gosto muito da natureza. E essa é minha inspiração. Gosto muito de participar do projeto”, falou.

A professora de pintura, Jailce Rodrigues, enfatizou que inicialmente, o aluno faz desenhos em folhas e depois do aprendizado de algumas técnicas, o trabalho é realizado nas telas. “Cada aluno usa a sua criatividade. Aqui ensinamos as etapas do desenho, coordenação, cores, posição do pincel e demais dicas”, disse.

Voluntária do projeto, a campeã brasileira de Xadrez, Amanda Borges Matos, 14 anos, aproveita o período de férias escolares para ensinar outras crianças. “Tenho vindo e ficado o dia todo ensinando o jogo para as crianças. Desde que conheci o projeto gostei muito. Vou continuar ensinando”, falou.

Parceria

Coordenado pela Sesp, o programa Rede Cidadã é resultado de uma parceria entre Governo do Estado, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Trabalho e Assistência Social e demais parceiros.

Desde que entrou em funcionamento, no ano de 2005, já passaram pelo projeto social Rede Cidadã mais de 13 mil meninos e meninas.

As crianças e adolescentes têm a oportunidade de participar de diversas atividades, tais como aulas de pintura em tela, teatro, violão, coral, xadrez, futebol, futsal, basquete, capoeira, judô, vôlei e Taekwondo. As atividades são ofertadas de forma gratuita a crianças e adolescentes alunos da rede pública de ensino.

Atendimento

O projeto Rede Cidadã funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Profissionais de psicologia, pedagoga e assistente social fazem parte do quadro de funcionários. Além de técnicos administrativos e policiais militares. 

Outras atividades do Rede também são desenvolvidas nas bases comunitárias dos bairros Araés, Osmar Cabral, Pedregal, Pedra 90, São João Del Rey e Ribeirão do Lipa, na capital.

Mais informações: (65) 3653-8476.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO