Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sessão Especial comemora os 40 anos de atuação da Embrapa

21.06.2013
07:33
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma Sessão Especial comemorou ontem (20/6) os 40 anos de serviços prestados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em prol da agropecuária brasileira. A homenagem, que reuniu profissionais, técnicos e dirigentes da Embrapa, foi uma iniciativa do deputado José Riva (PSD), considerando a relevância do trabalho da estatal no desenvolvimento da agropecuária mato-grossense e brasileira.

“A Embrapa ajudou a transformar Mato Grosso e o Brasil nesta potência agropecuária que são hoje. O desenvolvimento de novas tecnologias e os avanços na pesquisa científica asseguraram a Mato Grosso a possibilidade de exercer sua vocação maior como celeiro do mundo na área de alimentos”, afirmou o deputado Riva ao justificar a homenagem.

Na sessão realizada no plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, o deputado José Domingos (PSD) disse que a homenagem do Poder Legislativo faz justiça à grandeza do trabalho da Embrapa ao longo das últimas décadas.  “Sinop, que há quatro anos tem a honra de sediar uma das unidades da empresa, se transformou na capital do agronegócio e juntamente com a maioria dos municípios mato-grossenses tem se beneficiado muito deste trabalho de apoio aos pequenos e grandes produtores”.

Para o deputado, o trabalho integrado da Embrapa com órgãos públicos estaduais e municipais vem permitindo a conciliação da atividade econômica com a geração de empregos e a sustentabilidade ambiental. “A agricultura familiar, especialmente, vem sendo impulsionada graças às pesquisas, assistência técnica e capacitação proporcionadas pela estatal, que aumentam a produtividade e a geração de renda”, explicou.

O diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, representou em Cuiabá o presidente da empresa, Maurício Antonio Lopes. Em seu discurso, destacou a satisfação dos gestores federais em receber através desta sessão especial o reconhecimento da sociedade mato-grossense ao trabalho da empresa. “Estamos oferecendo aos produtores de Mato Grosso a tecnologia, o conhecimento e as novas técnicas de manejo que permitem agregar novos valores à produção, gerando também ganhos sociais e ambientais relevantes”, disse Ladislau.

O chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso, lembrou que a unidade de Sinop é estratégica também por se localizar no encontro entre os biomas Cerrado e Floresta. “Hoje oferecemos excelentes condições de atendimento às necessidades dos pequenos, médios e grandes produtores, e seremos em breve referência nacional na utilização de áreas para viabilizar sistemas de produção integrados”, destacou.

O deputado federal Eliene Lima (PSD) ressaltou a importância da Embrapa, uma empresa pública que é referência mundial em pesquisa e extensão rural, para o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar em Mato Grosso. “A confiabilidade deste trabalho e os resultados já obtidos justificam o reconhecimento da sociedade mato-grossense através desta homenagem da Assembleia Legislativa”, disse Eliene.

Para o secretário-adjunto de Agricultura da Sedraf, Juarez Fiel, a Embrapa é a principal parceira do governo do Estado e dos municípios neste trabalho fundamental de viabilizar a pesquisa e o uso das novas tecnologias em benefício da agropecuária. “Em Mato Grosso, hoje o foco principal é na agricultura familiar, pelas suas possibilidades de gerar emprego e renda para milhares de pequenos produtores, com técnicas adequadas e sustentabilidade ambiental”, finalizou.  

PRODUÇÃO VIABILIZADA
A Embrapa completou 40 anos no último mês de abril e ao longo deste período, com a ajuda de parceiros, desenvolveu pesquisas que ajudaram a viabilizar a produção agropecuária no cerrado. Com isto, contribuiu para o desenvolvimento de Mato Grosso e para transformá-lo em um dos principais estados produtores do país.

Durante estes 40 anos, Mato Grosso saiu de uma condição em que a maior parte das terras eram consideradas improdutivas e se tornou o maior produtor de grãos brasileiros, com uma safra de quase 40 milhões de toneladas em 2012. Mato Grosso lidera a produção nacional de soja, milho, girassol e algodão, além de ter o maior rebanho bovino, com mais de 29 milhões de cabeças.

EM MATO GROSSO
Desde sua criação, a Embrapa desenvolve pesquisas em Mato Grosso, seja por meio de Unidades de produto, como a Embrapa Soja, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Algodão e Embrapa Gado de Corte, ou pelas Unidades ecorregionais, como Embrapa Cerrados, Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Pantanal. Desde 2012, com a inauguração da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), a empresa conta com um Centro de Pesquisa instalado no estado.

A Unidade desenvolve pesquisas para viabilizar sistemas de produção integrados entre lavoura, pecuária e floresta, contribuindo para o desenvolvimento da agropecuária de baixa emissão de carbono. A Unidade também desenvolve pesquisas com manutenção de recursos genéticos de espécies nativas como a castanha-do-brasil. Hoje, 103 empregados desenvolvem atividades em Sinop, sendo 42 pesquisadores. A Unidade conta com 24 laboratórios nas áreas de sanidade animal e vegetal, fitoquímica, biologia molecular, solo, água, biomassa e sementes. O campo experimental tem cerca de 580 hectares.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO