Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Setor industrial de Sinop recebe capacitação sobre legislação ambiental

01.07.2015
06:48
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Leis complexas e que mudam constantemente, assim é considerada a legislação ambiental brasileira. E para entender melhor a complexidade que envolve a temática ambiental, como o cumprimento de leis, órgãos fiscalizadores, responsabilidades e obrigações, empresários e profissionais de indústrias de Sinop participaram do curso ‘Como prevenir problemas ambientais?’, oferecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad).

O curso foi ministrado pelo consultor da CNI, Marco Antonio Fernandez, nesta terça-feira (30/06), na sede do Sindusmad. Durante a capacitação, o palestrante fez um panorama das leis ambientais, desde a Constituição Federal de 1988 até o novo Código Florestal Brasileiro, com especial atenção para as normas estaduais. Outros temas como regularização e licenciamento ambiental, ecoeficiência, sustentabilidade e sistema de gestão ambiental também foram abordados durante as oito horas de curso.

“Fizemos uma explanação sobre os principais pontos que envolvem a legislação ambiental. Ficou claro que a região de Sinop sofre alguns entraves burocráticos, mas a regularização ambiental é possível”, afirmou o consultor. Sobre a licença ambiental, um dos assuntos mais discutidos durante o curso, Fernadez explicou sobre as exigências legais e técnicas que o empresário deve cumprir. Segundo ele, todas as atividades industriais podem estar sujeitas ao licenciamento ambiental, conforme seu potencial poluidor, para isso cada empresa deve procurar os órgãos competentes e verificar os impactos ambientais que oferece ao meio ambiente.

Para o presidente do Sindusmad, Gleisson Tagliari, que deu as boas vindas aos participantes, os profissionais que atuam na área ambiental precisam estar sempre atualizados. “Além de muito complexa, a legislação muda muito e, algumas vezes, as empresas não conseguem acompanhar e se adequar às novas regras. Por isso, este curso vem mostrar a relevância das empresas estarem em dia com as exigências ambientais, seja para evitar multas, prevenir problemas futuros, como para conseguir novos mercados ou adquirir financiamentos”, disse.

Também prestigiou o curso a secretária de Meio Ambiente de Sinop, Cristina Ferri. Ela elogiou os organizadores do evento pela iniciativa, já que o município tem grandes desafios ambientais, inclusive envolvendo setor industrial. Dentre eles o comprometimento dos cursos de água, nascentes em propriedades privadas, fechamento dos lixões e a construção da Usina Hidrelétrica (UHE) pela Companhia Energética Sinop (CES). “É uma capacitação valiosa, mostra que tanto o poder público como a iniciativa privada precisa cumprir as leis que são criadas para garantir a preservação do meio ambiente. Não podemos enxergar estes dois setores separadamente, pois um pode colaborar com o outro na busca de soluções para evitar problemas ambientais”.

Já o proprietário de uma indústria de madeira bruta, instalada em Sinop há 29 anos, Ivo Guadagnin, disse que o curso foi bastante claro e prático, e o conteúdo ministrado foi uma demonstração do que os empresários vivem no dia a dia. “As leis estão cada vez mais rígidas, porém deixar de cumpri-las é pior. Resolvi participar dessa capacitação para adquirir novos conhecimentos e agir dentro da legalidade, sempre”, declarou empresário.

O curso ‘Como prevenir problemas ambientais’? é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ‘Associa Indústria’, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO