Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Sindicato das Indústrias de Reciclagem declara apoio à greve de motoristas

27.02.2015
07:24
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Sindicato das Indústrias de Reciclagem de Resíduos Industriais, Domésticos e de Pneus do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle-MT) declara apoio à greve e reivindicações dos caminhoneiros, que ocorre em vários estados do país desde o dia 9 de fevereiro. Em Mato Grosso, o fechamento das rodovias federais e estaduais atingem as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra e Campo Novo dos Parecis.

A passagem de carros de passeio, ambulâncias, ônibus, caminhões com cargas vivas (bovinos, suínos, aves e peixes) e com alimentos perecíveis está liberada, sendo somente bloqueado o tráfego de veículos pesados. Dentre as reivindicações dos motoristas, estão a redução do preço do óleo diesel e da gasolina, sendo uma das formas a redução na alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrada sobre o óleo diesel de 17% para 12%. A proibição da comercialização de frete, por partes das tradings e agenciadores de cargas, com valores abaixo da Lista de Preços Mínimos e Fretes.

Apesar de a paralisação prejudicar o setor de reciclagem, com o impedimento de transporte de sucatas (plástico, vidro, resíduos da construção civil e eletrônicos), e matéria-prima para reforma de pneus, o presidente do Sindirecicle-MT, Fabrício Margreiter, explica que os motoristas sofrem com o aumento do combustível e o custo do frete, e não conseguem pagar as dívidas com as recapadoras de pneus e oficinas mecânicas.

“É preciso haver uma diminuição dos custos, que inviabilizam o trabalho da categoria dos motoristas, que tem está endividada e não consegue gerar renda e cumprir com seus compromissos. As reparadoras de pneus, uma atividade necessária para os fretes, está diretamente prejudicada com a dificuldade dos motoristas.” Margreiter afirmou, ainda, que o Sindirecicle-MT está à disposição dos caminhoneiros e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindimat).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO